O SISTEMA POLICIAL, PROBLEMAS INTERNOS, DESAFIOS E SEU PESO NA SOCIEDADE

Autores

  • Júlio Henrique da Silva Kern Centro universitário Fametro
  • Dário Amauri Lopes de Almeida Centro Universitário Fametro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11284

Palavras-chave:

Instituições policiais. Segurança pública. Abordagem policial. Crime.

Resumo

Este artigo científico visa estudar o sistema policial em diversos aspectos, sob perspectiva das várias instituições policiais existentes no Brasil, destacando as peculiaridades, previsões no texto constitucional e atribuições de cada uma, e da própria sociedade, que é quem sofre os efeitos da manutenção da ordem púbica e/ou a falta dela. Ao longo da pesquisa será posto para análise múltiplas ocorrências envolvendo as condutas dos agentes de segurança em meio a situações de desordem, para se verificar a abordagem e relacionamentos dos mesmos para com a comunidade. Também será discutido pontos cruciais que dificultam o cumprimento do dever constitucional de preservar a incolumidade das pessoas e do patrimônio, como as limitações da ação policial decorrentes da própria lei, falta de eficiência e rigorosidade na formação dos agentes e a falta de investimentos e de manutenção de equipamentos seguros, atualizados e confiáveis que possam fazer força contra o crime organizado.

Biografia do Autor

Júlio Henrique da Silva Kern, Centro universitário Fametro

Acadêmico de direito-Centro universitário Fametro. 

Dário Amauri Lopes de Almeida, Centro Universitário Fametro

Orientador do curso de bacharelado em Direito- Centro Universitário Fametro. Mestrando em Sistema Processos e Meio Ambiente pelo Instituto de Educação Galileu da Amazônia, Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2023-10-10

Como Citar

Kern, J. H. da S., & Almeida, D. A. L. de. (2023). O SISTEMA POLICIAL, PROBLEMAS INTERNOS, DESAFIOS E SEU PESO NA SOCIEDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 1623–1641. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11284