ESCOLA EM PRISÕES: UM AMBIENTE DE ESCUTA, MEDIAÇÕES E RESOLUÇÕES DE CONFLITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11031Palavras-chave:
Direito à Educação. Educação prisional. Mediação escolar. Conflito escolar.Resumo
Compõe-se o presente trabalho um estudo no tocante a possibilidade da aplicação da mediação escolar, no intuito de reduzir ou prevenir a violência na esfera escolar. Casos crescentes de violência nesse locus possibilitam a procura por novos paradigmas no diálogo relativo a conflitos. A educação processa-se através da transmissão de conhecimentos científicos, procurando também desenvolver recursos ao ser humano, para que ele possa desenvolver capacidades e afastar situações de privação de liberdade. Propõe-se essa problemática, tendo como prioridade a mediação de conflitos que é um meio instrumental, onde ela pode ser útil para a realidade em nossa sociedade atual, marcada por medo, insegurança, intolerância, fragilidade nos relacionamentos humanos e discurso de ódio. Como objetivo geral da pesquisa, menciona-se a mediação e a resolução de conflitos coletivos e individuais, realizado em escolas prisionais. Optou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica com uma abordagem de ensaio teórico, que consistiu numa síntese crítica da literatura sobre o assunto. Conclui-se a importância da reflexão a mediação escolar como meio adequado para a construção do consentimento, uma maneira para a convivência em harmonia baseada em um consenso recíproco e na participação do ambiente escolar.
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