ESCOLA EM PRISÕES: UM AMBIENTE DE ESCUTA, MEDIAÇÕES E RESOLUÇÕES DE CONFLITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS

Autores

  • Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz Universidade Catolica de Pernambuco
  • Carlos Alberto Cavalcanti Valença Universidade Catolica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11031

Palavras-chave:

Direito à Educação. Educação prisional. Mediação escolar. Conflito escolar.

Resumo

Compõe-se o presente trabalho um estudo no tocante a possibilidade da aplicação da mediação escolar, no intuito de reduzir ou prevenir a violência na esfera escolar. Casos crescentes de violência nesse locus possibilitam a procura por novos paradigmas no diálogo relativo a conflitos. A educação processa-se através da transmissão de conhecimentos científicos, procurando também desenvolver recursos ao ser humano, para que ele possa desenvolver capacidades e afastar situações de privação de liberdade. Propõe-se essa problemática, tendo como prioridade a mediação de conflitos que é um meio instrumental, onde ela pode ser útil para a realidade em nossa sociedade atual, marcada por medo, insegurança, intolerância, fragilidade nos relacionamentos humanos e discurso de ódio. Como objetivo geral da pesquisa, menciona-se a mediação e a resolução de conflitos coletivos e individuais, realizado em escolas prisionais. Optou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica com uma abordagem de ensaio teórico, que consistiu numa síntese crítica da literatura sobre o assunto. Conclui-se a importância da reflexão a mediação escolar como meio adequado para a construção do consentimento, uma maneira para a convivência em harmonia baseada em um consenso recíproco e na participação do ambiente escolar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clésia Carneiro da Silva Freire Queiroz, Universidade Catolica de Pernambuco

Professora da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, Pernambuco (PFAL). Licenciada em Química e Especialista em mídias da educação (UFRPE).

Carlos Alberto Cavalcanti Valença, Universidade Catolica de Pernambuco

Professor da Escola Estadual Irmã Dulce da Penitenciária Feminina de Abreu e Lima, Pernambuco (PFAL) Licenciado em Ciências Biológicas; Especialista em Saúde Pública (FIOCRUZ-PE) e Entomologia Médica (USP).

Downloads

Publicado

2023-09-20

Como Citar

Queiroz, C. C. da S. F., & Valença, C. A. C. (2023). ESCOLA EM PRISÕES: UM AMBIENTE DE ESCUTA, MEDIAÇÕES E RESOLUÇÕES DE CONFLITOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 2081–2100. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.11031