BURNOUT E OS PROFESSORES EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Jociene Perciane Vieira de Almeida Centro Universitário Redentor
  • Julia Santos Martins ISECENSA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10853

Palavras-chave:

Burnout. Professores. Pandemia.

Resumo

O presente trabalho, a partir da problemática proposta, tem como objetivo geral analisar a Síndrome de Burnout e os seus efeitos nos docentes ativos em meio à pandemia da Covid-19 no Brasil, a qual tem enquanto sintomas: o esgotamento mental e físico, que acarreta disfunções cardíacas, depressão e transtornos de ansiedade. O trabalho se divide em tópicos como: analisar a profissão do professor e seus aspectos psicológicos, pois nota-se que os professores são submetidos, muitas vezes, a uma complexidade de demandas, diante disso, exige-se competências pedagógicas, habilidades emocionais e sociais; discutir sobre as dificuldades do professor em tempos de pandemia, ou seja, a alta demanda laboral, novas ferramentas de trabalho e a insuficiente formação; apontar os problemas causados pela pandemia aos educadores, à exemplo as condições como estresse, afastamento social e ansiedade; relatar sobre as características e os aspectos da Síndrome de Burnout, caracterizada por ser uma reação às tensões que são crônicas e geradas nas pessoas em contato com outros indivíduos, sendo manifestada fisiologicamente por fadiga constante, falta de apetite, distúrbio do sono e dores musculares, e psiquicamente por falta de atenção e memória; dialogar a respeito das formas de tratamento, sendo proposta a psicoterapia, medidas farmacológicas, intervenções psicossociais e afastamento do agente estressor e enquanto prevenção para o problema: promoção de energia no trabalho, funções em grupo e formação continuada. A presente pesquisa é de natureza aplicada.

Biografia do Autor

Jociene Perciane Vieira de Almeida, Centro Universitário Redentor

Graduanda de Psicologia, Centro Universitário Redentor. 

Julia Santos Martins, ISECENSA

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, ISECENSA.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

Almeida, J. P. V. de, & Martins, J. S. (2023). BURNOUT E OS PROFESSORES EM MEIO A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(8), 591–605. https://doi.org/10.51891/rease.v9i8.10853