O LEMA DE KAPLANSKY AUXILIANDO NUMA QUESTÃO DA OMIF

Autores

  • Antonio Rennan Sales Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Jairo Carlos de Oliveira Quintans Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Renan Fernandes Universidade Federal do Cariri - UFCA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10328

Palavras-chave:

Combinatória. Ensino. Olímpiada.

Resumo

Muitas das questões de matemática são capazes de irem além, abrangendo certos aspectos que inicialmente não apresentam muita correlação entre si. O presente artigo tem como intuito apresentar uma questão da OMIF, Olímpiada de Matemática dos Institutos Federais, e como a sua resolução é uma boa oportunidade para apresentar ao aluno tópicos especiais do ensino de Matemática e que nesse caso, tem com o objetivo de iniciar os estudos sobre o lema de Kaplansky.

Biografia do Autor

Antonio Rennan Sales, Universidade Regional do Cariri - URCA

Especialista em Geometria Euclidiana Plana pela Universidade Regional do Cariri - URCA

Jairo Carlos de Oliveira Quintans, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG 

Renan Fernandes, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Cariri - UFCA  

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Sales, A. R., Quintans, J. C. de O., & Fernandes, R. (2023). O LEMA DE KAPLANSKY AUXILIANDO NUMA QUESTÃO DA OMIF . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 1789–1793. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10328