A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO ELEMENTO DE MOTIVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE CUMARU – PE

Autores

  • Severina Josefa de Moraes Gonçalves Tabosa Faculdade do Norte do Paraná - FACNORTE
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Faculdade do Norte do Paraná - FACNORTE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10202

Palavras-chave:

Formação do Professor. Motivação da Atuação. Prática. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a formação do professor como elemento de motivação da prática pedagógica na educação infantil. Uma pesquisa de caráter qualitativa foi realizada, um questionário com perguntas abertas a respeito da motivação na atuação da prática docente. Estudar as teorias de Brasil (2009), Garcia (1999), Nóvoa (2002), Imbernón (2000), Mazzotti (2001), Richardson (1999) entre outros, foram caminhos para avaliar a formação docente e o processo de motivação na prática pedagógica dos educandos. Com o este estudo buscamos trazer à luz, a partir da formação docente para atuação do professor, criando métodos de motivar o desempenho do professor na atuação, contribuindo e incentivando o docente a ser criativo e trabalhar com os alunos um planejamento didático, construtivo para a melhoria da aprendizagem, visando desenvolver um planejamento lúdico e reflexivo.

Biografia do Autor

Severina Josefa de Moraes Gonçalves Tabosa, Faculdade do Norte do Paraná - FACNORTE

Graduada em Pedagogia (Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA), Especialista em Psicopedagogia Institucional (Faculdades Integradas da vitória de Santo Antão - FAINTVISA), Mestre em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade na área da Educação (Faculdade do Norte do Paraná - FACNORTE).

Diogenes José Gusmão Coutinho, Faculdade do Norte do Paraná - FACNORTE

Doutor em Biologia-UFPE. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-9230-3409.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Tabosa, S. J. de M. G., & Coutinho, D. J. G. (2023). A FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO ELEMENTO DE MOTIVAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO MUNICÍPIO DE CUMARU – PE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 349–369. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10202