O PROCESSO DE GESTÃO E SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Elias Oliveira Costa Secretaria de Estado da Educação do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1007

Palavras-chave:

Educação. Escola. Gestão Democrática.

Resumo

: O presente trabalho cujo tema é “O processo de gestão democrática e sua aplicabilidade no contexto escolar”, traz como objetivo geral analisar como ocorreu o processo de construção da gestão democrática na escola campo da pesquisa. Na construção do processo democrático, buscamos ainda identificar os pontos positivos e negativos que permearam a definição desse processo. Os procedimentos metodológicos contemplam os princípios e técnicas da abordagem qualitativa da pesquisa bibliográfica que contemplou estudos sobre: a democracia e a democratização das escolas públicas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Constituição Federal do Brasil de 1988 (CF) e a Lei estadual ordinária d nº 1.503 de 2010, que trata da gestão democrática nas escolas estaduais. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que, a decisão da escolha da equipe gestora, não foi uma decisão da comunidade escolar, e sim, uma decisão de governo. Algumas escolas passam pela por eleição da equipe gestora com a participação da comunidade escolar através do voto, entretanto, não é comum a participação da comunidade escolar nas decisões da gestão.

Biografia do Autor

Elias Oliveira Costa, Secretaria de Estado da Educação do Amapá

Graduado em Educação física e mestre em Ciências da Educação e filiado ao Núcleo de Educação Étnico Racial da   Secretaria de Estado da Educação do Amapá. E-mail:  saile14elias@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Como Citar

Costa, E. O. (2021). O PROCESSO DE GESTÃO E SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 798–815. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1007