ENSINO MÉDIO INTERMEDIADO POR TECNOLOGIA: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDUÇÃO DE CUSTOS E NO COMBATE DO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1005Palavras-chave:
Educação; Aprendizagem; AVA; Educação tecnológica.Resumo
Há relevantes aspectos das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs que geram impactos na vida contemporânea causando impactos, inclusive, no âmbito da educação, trazendo relevantes possibilidades para diminuir a evasão e o abandono durante o ensino médio. Contudo, as TICs não podem ser consideradas como um simples meio ou apenas como suporte na transmissão de conteúdo e informação, mas, sobretudo, deve ser reconhecida como uma ferramenta permanente e adequada para despertar o interesse dos estudantes e oportunizar a concretude da educação básica. Nesse sentido é importante ressaltar que a integração entre as TICs e os diversos campos da educação e do ensino podem colaborar para experiências exitosas na aprendizagem. Nesse sentido destaca-se ainda que as TICs podem diminuir os custos e os gastos com as despesas na educação, pois o conteúdo digital torna mais acessível e barata a manutenção dos educadores e passam inclusive a alcançar alunos que residem em locais onde não oferta regular de ensino. Neste trabalho foram evidenciados, como resultados, as implicações positivas e propositivas das TICs como elemento da mediação e modernização na aprendizagem e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas ligadas às necessidades de nosso tempo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY