ENSINO MÉDIO INTERMEDIADO POR TECNOLOGICA: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDUÇÃO DE CUSTOS E NO COMBATE DO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR

Autores

  • Alécio de Andrade Souza Universidad Interamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1005

Palavras-chave:

Educação; Aprendizagem; AVA; Educação tecnológica.

Resumo

Há relevantes aspectos das Tecnologias da Informação e da Comunicação - TICs que geram impactos na vida contemporânea causando impactos, inclusive, no âmbito da educação, trazendo relevantes possibilidades para diminuir a evasão e o abandono durante o ensino médio. Contudo, as TICs não podem ser consideradas como um simples meio ou apenas como suporte na transmissão de conteúdo e informação, mas, sobretudo, deve ser reconhecida como uma ferramenta permanente e adequada para despertar o interesse dos estudantes e oportunizar a concretude da educação básica. Nesse sentido é importante ressaltar que a integração entre as TICs e os diversos campos da educação e do ensino podem colaborar para experiências exitosas na aprendizagem.  Nesse sentido destaca-se ainda que as TICs podem diminuir os custos e os gastos com as despesas na educação, pois o conteúdo digital torna mais acessível e barata a manutenção dos educadores e passam inclusive a alcançar alunos que residem em locais onde não oferta regular de ensino. Neste trabalho foram evidenciados, como resultados, as implicações positivas e propositivas das TICs como elemento da mediação e modernização na aprendizagem e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas ligadas às necessidades de nosso tempo.

Biografia do Autor

Alécio de Andrade Souza, Universidad Interamericana

Doutor em Ciências da Educação: Universidad Interamericana - PY (2020). Mestre em Ciências da Educação: Universidad Interamericana - PY (2018). Psicanalista - Associação Brasileira de Psicanálise-DF - (2013). Especialista em Educação Ambiental: UNIBAHIA - (2008). Especialista em Gestão Ambiental: FTC -(2007). Especialista em Planejamento e Interpretação de Atividades em Áreas Naturais: UFLA - (2006). Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2004), aleciosouza@hotmail.com

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Souza, A. de A. . (2021). ENSINO MÉDIO INTERMEDIADO POR TECNOLOGICA: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA REDUÇÃO DE CUSTOS E NO COMBATE DO ABANDONO E EVASÃO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 775–786. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.1005

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.