AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Josefa Kelly Cavalcante de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Líllian Franciele Silva Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Vanessa Maria Costa Bezerra Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15268

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais. EAD. Interação. Interatividade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as interações e interatividade no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uma disciplina do curso de Pedagogia – Universidade Aberta do Brasil, no estado de Alagoas, bem como identificar a concepção do discente sobre a influência da interação no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, apoia-se na concepção de que aprender envolve interação com os pares e participação ativa dos envolvidos no processo de Ensino e Aprendizagem na Educação a distância (EAD), na qual a mediação ocorre por meio do AVA. A questão norteadora é a seguinte: Como as ferramentas e elementos disponíveis no AVA podem influenciar a interação e interatividade virtual, motivar e fomentar a aprendizagem colaborativa? O percurso metodológico envolveu coleta de dados por meio de questionários aplicados aos discentes do curso de Pedagogia na modalidade EAD. Os resultados obtidos permitiram perceber que os discentes compreendem a interação e a interatividade como elemento importante para a construção colaborativa do conhecimento e que as principais ferramentas de interação no AVA preferencialmente são o fórum e os espaços de postagem de atividades que servem como meio para troca de conhecimentos.

Biografia do Autor

Josefa Kelly Cavalcante de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Mestre em Educação, Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas. 

Líllian Franciele Silva Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Educação, Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas. 

Vanessa Maria Costa Bezerra Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação, Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Educação, Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Pedagogia, Universidade Federal de Alagoas. 

Downloads

Publicado

2024-08-20

Como Citar

Oliveira, J. K. C. de, Ferreira, L. F. S., & Silva, V. M. C. B. (2024). AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 2381–2392. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15268