AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15268Palavras-chave:
Ambientes Virtuais. EAD. Interação. Interatividade.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as interações e interatividade no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uma disciplina do curso de Pedagogia – Universidade Aberta do Brasil, no estado de Alagoas, bem como identificar a concepção do discente sobre a influência da interação no processo de ensino aprendizagem. Para tanto, apoia-se na concepção de que aprender envolve interação com os pares e participação ativa dos envolvidos no processo de Ensino e Aprendizagem na Educação a distância (EAD), na qual a mediação ocorre por meio do AVA. A questão norteadora é a seguinte: Como as ferramentas e elementos disponíveis no AVA podem influenciar a interação e interatividade virtual, motivar e fomentar a aprendizagem colaborativa? O percurso metodológico envolveu coleta de dados por meio de questionários aplicados aos discentes do curso de Pedagogia na modalidade EAD. Os resultados obtidos permitiram perceber que os discentes compreendem a interação e a interatividade como elemento importante para a construção colaborativa do conhecimento e que as principais ferramentas de interação no AVA preferencialmente são o fórum e os espaços de postagem de atividades que servem como meio para troca de conhecimentos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY