PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA E OS DESAFIOS (IM)POSTOS PELO CONTEXTO PANDÊMICO: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO SEMIÁRIDO BAIANO

doi.org/10.29327/217514.7.1-5

Autores

  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Palavras-chave:

Formação de professores. Ensino de Matemática. Início de carreira. Coronavírus. Desafios.

Resumo

Este artigo é recorte de uma pesquisa, em andamento, que objetiva identificar e discutir os desafios (im)postos pelo contexto de distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus para os professores e as professoras de Matemática em início de carreira e que atuam em três cidades da região norte do Estado da Bahia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumento de produção de dados um questionário estruturado com 33 questões. Participaram deste estudo cinco professores em início de carreira que trabalham em distintas cidades da região norte do Estado da Bahia. Para análise de dados, optou-se pelo método da Análise de Conteúdo. A pesquisa revela a necessidade de apoiar os professores iniciantes nesse contexto de pandemia, em que, embora a educação remota desponte como uma alternativa para esse período de distanciamento cabe entender que, infelizmente, nem todos possuem condições materiais para fazê-la realidade.

 

 

Biografia do Autor

Américo Junior Nunes da Silva, Universidade do Estado da Bahia -UNEB

Professor do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb - Campus VII) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA (Uneb - Campus III). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias (IESCFAC), Especialista em Educação Matemática e Licenciado em Matemática pelo Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco (CESVASF). Foi professor e diretor escolar na Educação Básica. Coordenou o curso de Licenciatura em Matemática e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus IX da Uneb. Foi coordenador adjunto, no estado da Bahia, dos programas Pró-Letramento e PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Participou, como formador, do PNAIC/UFSCar, ocorrido no Estado de São Paulo. Pesquisa na área de formação de professores que ensinam Matemática, Ludicidade e Narrativas. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), na condição de pesquisador e do Grupo Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador (Uneb/PPGESA), na condição de vice-líder. E-mail: ajnunes@uneb.br.

 

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Publicado

30/01/2021

Como Citar

Silva, A. J. N. da . (2021). PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM INÍCIO DE CARREIRA E OS DESAFIOS (IM)POSTOS PELO CONTEXTO PANDÊMICO: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORES DO SEMIÁRIDO BAIANO: doi.org/10.29327/217514.7.1-5. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(1), 17. Recuperado de http://periodicorease.pro.br/rease/article/view/430

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