A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA AOS PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2

Autores

  • Natã Gonçalves Bernardes Universidade Iguaçu– UNIG
  • Fabiano Lacerda Carvalho Universidade Iguaçu
  • João dos Santos Gonçalves Universidade Iguaçu
  • Fabiana Souza Pugliese Universidade Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9748

Palavras-chave:

Assistência farmacêutica. Diabetes mellitus tipo 2. Tratamento.

Resumo

O objetivo da Assistência Farmacêutica é promover o uso racional de medicamentos de forma a promover a eficácia e a segurança do tratamento do paciente. Alterações nos níveis de açúcar no sangue são uma característica definidora do diabetes tipo 2. É uma doença crônica que requer acompanhamento. À medida que cresce, afeta grande parte da população e pode causar sérias complicações para pacientes que não recebem tratamento adequado, notadamente cegueira, amputação e lesão de membros e acúmulo de placa nas paredes dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação de oxigênio nos órgãos, o que pode aumentar significativamente o risco de ataque cardíaco e derrame. Diante dessa realidade, o acompanhamento farmacêutico é de extrema importância para a terapia medicamentosa, garantindo melhor adesão à terapia e controle dos parâmetros glicêmicos dos pacientes.

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Biografia do Autor

Natã Gonçalves Bernardes, Universidade Iguaçu– UNIG

Acadêmico do curso de Graduação em Farmácia,  Universidade Iguaçu– UNIG, Nova Iguaçu-RJ, Brasil.

Fabiano Lacerda Carvalho, Universidade Iguaçu

Orientador. UNIG – Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu-RJ, Brasil.

João dos Santos Gonçalves, Universidade Iguaçu

Coorientador. UNIG – Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu-RJ, Brasil.

Fabiana Souza Pugliese, Universidade Iguaçu

Coorientadora. UNIG – Universidade Iguaçu, Nova Iguaçu-RJ, Brasil.

 

 

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Publicado

2023-05-23

Como Citar

Bernardes, N. G., Carvalho, F. L., Gonçalves, J. dos S., & Pugliese, F. S. (2023). A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO FARMACÊUTICA AOS PACIENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 2. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 9474–9485. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9748