UM RECORTE HISTÓRICO SOBRE O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ

Autores

  • Plêima Nazá Rodrigues Nunes Pessôa EEM Mariano Martins

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.9525

Palavras-chave:

Educação. Novo Ensino Médio. Recorte histórico. Brasil.

Resumo

O desafio de implementar o Novo Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras passa pela própria história da Educação no Brasil desde o ensino básico e ensino fundamental até as formas e modos de ensino médio. Nesse sentido, o presente artigo inicialmente discorre sobre um recorte de fatos sócio-históricos e socioculturais referentes a educação no Brasil. “Como”, “quando” e “com qual intenção” a população comum trabalhadora foi inserida no universo da educação do ensino médio foram questões consideradas importantes nesse review. Saviane (2008); Gonçalves (2005); Carvalho (2008); Menezes (2001); Barbosa (2001); Silva (2010); Medina e Wasserman (2020)   Brasil (2013); Brasil (2017); Brasil (2020); Brasil (2021) e Secretaria de Educação do Estado do Ceará (2021) foram importantes fontes utilizadas para essa finalidade. No contexto do Novo Ensino Médio, considerações sobre as inúmeras críticas tecidas sobre o modo como foi estabelecido o novo modelo de ensino médio no Brasil foram tecidas. A não realização de debates com a comunidade educacional e a sociedade que é o povo brasileiro, consiste em um dos pontos cruciais da crítica à instituição do Novo Ensino Médio. O fato é que as escolas, professores, estudantes e demais atores da sociedade não foram consultados e preparados para uma mudança tão impactante na Educação brasileira. Muitos consideram que o Novo Ensino Médio veio para fomentar ainda mais as desigualdades sociais já que a rede pública é a que mais sofre impacto com mudanças dessa natureza. Espera-se que instrumentos de discussão como debates, entre outros, possam colaborar em formas de beneficiar a escola pública no contexto da reforma do Novo Ensino Médio, já que a maioria das redes estaduais está em estágio avançado de implementação das mudanças.

Biografia do Autor

Plêima Nazá Rodrigues Nunes Pessôa, EEM Mariano Martins

EEM Mariano Martins.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

Pessôa, P. N. R. N. (2023). UM RECORTE HISTÓRICO SOBRE O ENSINO MÉDIO NO BRASIL E O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 947–966. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.9525