A GUERRA ÀS DROGAS COMO FERRAMENTA DE EXCLUSÃO SOCIAL DOS POBRES À LUZ DOS PRINCÍPIOS PENAIS BRASILEIROS

Autores

  • Fernando Eduardo Batista Dinelly Universidade Federal do Amazonas – UFAM
  • Pedro Edinilson Silva Pinto Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9167

Palavras-chave:

Exclusão Social. Guerra às Drogas. Abuso Policial. Princípios do Direito Penal.

Resumo

A divergência central do tráfico é a ilicitude do objeto comercializado: as drogas. Entretanto, a divisão das substâncias quanto à sua licitude não atende somente a critérios sanitários, mas principalmente à aceitação destes entorpecentes pela sociedade, originando a guerra às drogas. Neste contexto, a polícia surge como a ferramenta utilizada pelo Estado para promover o controle social repressivo dos mais pobres, usando a guerra às drogas como pretexto para tanto, vindo a cometer diversos abusos em desfavor destes cidadãos. Em decorrência disso, a fim de legitimar a atuação do Estado, os operadores do direito se veem obrigados a distorcer e reinterpretar uma série de princípios penais, desde a criminalização das condutas até a execução da pena.

Biografia do Autor

Fernando Eduardo Batista Dinelly, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. 

Pedro Edinilson Silva Pinto, Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Orientador - Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM e especialista em Direito Penal Econômico pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/MG.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Como Citar

Dinelly, F. E. B., & Pinto, P. E. S. (2023). A GUERRA ÀS DROGAS COMO FERRAMENTA DE EXCLUSÃO SOCIAL DOS POBRES À LUZ DOS PRINCÍPIOS PENAIS BRASILEIROS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(4), 206–225. https://doi.org/10.51891/rease.v9i4.9167