A TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL AO PACIENTE RONCADOR

Autores

  • Kaliani Thaliny Xavier de Souza Patricio Costa Universidade Federal da Paraíba- UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9011

Palavras-chave:

Sono. Apneia Obstrutiva. Terapia miofuncional orofacial.

Resumo

Esse artigo buscou discutir sobre a apneia obstrutiva do sono e uma de suas principais implicações: o ronco, bem como as alterações miofuncionais mais encontradas relacionadas a ele, e os métodos terapêuticos utilizados para seu tratamento tendo como foco a terapia miofuncional orofacial. Por meio da análise da literatura pudemos concluir neste estudo que a Terapia Miofuncional Orofacial resulta em melhora significativa no número de paradas respiratórias, bem como uma diminuição considerável do ronco e da sonolência diurna na percepção do ronco, qualidade de sono e consequentemente na qualidade de vida dos indivíduos portadores de apneia obstrutiva do sono.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kaliani Thaliny Xavier de Souza Patricio Costa, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Graduada em fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em saúde do idoso pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em motricidade orofacial e disfagia pelo Instituto de Ensino Superior da Paraíba (IESP).

Downloads

Publicado

2023-04-03

Como Citar

Costa, K. T. X. de S. P. . (2023). A TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL AO PACIENTE RONCADOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1776–1784. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9011