A TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL AO PACIENTE RONCADOR

Autores/as

  • Kaliani Thaliny Xavier de Souza Patricio Costa Universidade Federal da Paraíba- UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9011

Palabras clave:

Sono. Apneia Obstrutiva. Terapia miofuncional orofacial.

Resumen

Esse artigo buscou discutir sobre a apneia obstrutiva do sono e uma de suas principais implicações: o ronco, bem como as alterações miofuncionais mais encontradas relacionadas a ele, e os métodos terapêuticos utilizados para seu tratamento tendo como foco a terapia miofuncional orofacial. Por meio da análise da literatura pudemos concluir neste estudo que a Terapia Miofuncional Orofacial resulta em melhora significativa no número de paradas respiratórias, bem como uma diminuição considerável do ronco e da sonolência diurna na percepção do ronco, qualidade de sono e consequentemente na qualidade de vida dos indivíduos portadores de apneia obstrutiva do sono.

Biografía del autor/a

Kaliani Thaliny Xavier de Souza Patricio Costa, Universidade Federal da Paraíba- UFPB

Graduada em fonoaudiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em saúde do idoso pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em motricidade orofacial e disfagia pelo Instituto de Ensino Superior da Paraíba (IESP).

Publicado

2023-04-03

Cómo citar

Costa, K. T. X. de S. P. . (2023). A TERAPIA MIOFUNCIONAL OROFACIAL AO PACIENTE RONCADOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 1776–1784. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.9011