COMPETÊNCIAS DO COMPONENTE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA

Autores

  • Elciete de Campos Moraes Brum Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
  • Mauricio Aires Viera Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA
  • Ruhena Kelber Abrão Ferreira Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8747

Palavras-chave:

Ensino. Matemática. Competência.

Resumo

Tendo em vista o atual cenário educacional que nos encontramos com relação ao ensino e a aprendizagem da Matemática, no Ensino Médio, há vários fatores que ocasionam as dificuldades que os alunos apresentam para compreender e principalmente aplicar os conceitos matemáticos. Um deles está relacionado a tendência axiomática tradicional dos professores ministrarem suas aulas, em pleno século XXI, despertando variadas emoções. Neste sentido, o objetivo deste ensaio é discorrer como a Matemática é vista atualmente, bem como quais habilidades matemáticas devem ser mobilizadas para que ocorra uma aprendizagem com significado e a importância da formação dos professores que ensinam matemática. Por fim acreditamos que a evolução na aprendizagem está vinculada ao conhecimento dos educadores que faz grande diferença quando aplicados conscientemente ao professorar.

Biografia do Autor

Elciete de Campos Moraes Brum, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Mauricio Aires Viera, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA.

Ruhena Kelber Abrão Ferreira, Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins UFT. 

Downloads

Publicado

2023-03-31

Como Citar

Brum, E. de C. M. ., Viera, M. A. ., & Ferreira, R. K. A. . (2023). COMPETÊNCIAS DO COMPONENTE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(3), 176–189. https://doi.org/10.51891/rease.v9i3.8747