EXPOSIÇÃO A NANO E MICROPLÁSTICOS E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE HUMANA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Erivania Maria Timóteo da Cruz Universidade Cruzeiro do Sul
  • Felipe Rodrigues de Almeida Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.8663

Palavras-chave:

Microplástico. Nanopartículas Plástica. Inflamação. Toxicidade. Risco de Vida. Avaliação de Impacto de Saúde.

Resumo

Resíduos plásticos degradam-se em pequenas partículas ais quais podem ser transportadas pelo ar, água e alimentos. Tais partículas podem entrar e sair de nossos corpos e de se deslocarem para órgãos internos, como pulmões, fígado, cérebro, intestinos. Os efeitos negativos sobre a saúde nos sistemas respiratório, hepático, imunológico e gastrointestinal foram relatados em humanos e outros mamíferos em resposta a exposições elevadas a essas partículas, sendo dependentes do tipo, tamanho e quantidade dos plásticos expostos. Esta revisão integrativa da literatura teve como objetivo evidenciar os impactos negativos sobre à saúde decorrentes da absorção direta ou indireta a nano e ou micropartículas de plásticos pelo organismo. Foram realizadas buscas por artigos sobre o tema nas bases de dados PubMed, Medline e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), por meio dos descritores: Microplástico; Nanopartículas Plástica; Inflamação; Toxicidade; Risco de Vida; Avaliação de Impacto de Saúde, utilizando os operadores Booleanos “AND” e “OR” para o cruzamento desses entre si. Como critérios de inclusão, foram admitidos aqueles nas línguas portuguesa, inglesa ou espanhola, publicados entre 2011 a 2022, com texto completo e acesso aberto e gratuito, além de obedecerem à temática proposta. Concluiu-se que à exposição humana a esses detritos pode comprometer a homeostase do organismo. Verificou-se que o número de estudos de biomonitoramento ou aqueles envolvendo modelos in vivo é escasso, e a maioria da literatura se concentra-se em modelos experimentais de linhagens celulares in vitro para avaliar o risco potencial a essa exposição. Outros estudos são necessários para ampliação desse entendimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivania Maria Timóteo da Cruz, Universidade Cruzeiro do Sul

Nutricionista. Especialista em Nutrição Esportiva Funcional - Universidade Cruzeiro do Sul. Paulista, Pernambuco, Brasil. 

Felipe Rodrigues de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Biomédico e Cirurgião Dentista. Especialista em Saúde Coletiva. Mestre e Doutor em Clínica Integrada. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, Pernambuco, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-07-11

Como Citar

Cruz, E. M. T. da, & Almeida, F. R. de. (2023). EXPOSIÇÃO A NANO E MICROPLÁSTICOS E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE HUMANA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(6), 2355–2375. https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.8663