RELATO DE PRÁTICA DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - ABORDAGEM DE LITERATURA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DIVERSIDADE

Autores

  • Raimundo Alves Medeiros Neto Instituto Federal do Amapá
  • William Jônatas Vidal Coutinho Universidade Federal do Amapá
  • Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra Universidade Federal da Paraíba
  • Michel da Costa Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8610

Palavras-chave:

Literatura. prática docente. Leitura. Oralidade.

Resumo

O artigo traz um relato de prática docente que lança mão do uso da literatura na disciplina de educação inclusiva para a diversidade do curso de licenciatura em química do instituto federal do Amapá, campus Macapá. A reflexão se justifica na busca de possibilidades de abordagens da literatura afro-brasileira que perpassam a exposição de aspectos gramaticais e conduz ao aprimoramento de outras habilidades importantes no processo educacional de estudantes no ensino básico e superior. O relato tem como objetivo principal analisar o uso da literatura feito pelo docente em suas aulas, assim como refletir sobre as temáticas abordadas em consonância com a lei 10.639/03. Trata-se de um artigo descritiva que indica o caminho metodológico percorrido pelo educador e que resultou no sugerir do uso da literatura em sala junto com a oralidade, leitura em voz alta e escrita de forma integrada e complementar para o aprimoramento da criticidade pelos estudantes envolvidos nas atividades em sala de aula.

Biografia do Autor

Raimundo Alves Medeiros Neto, Instituto Federal do Amapá

Mestrando (PPGECIM – UFAL) Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Instituto Federal do Amapá.

William Jônatas Vidal Coutinho, Universidade Federal do Amapá

Doutorando em Difusão do Conhecimento (PPGDC – UFBA) Professor do Magistério Superior - Universidade Federal do Amapá.

Avaetê de Lunetta e Rodrigues Guerra, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando em Ciências da Educação (UNADES), Mestre em Filosofia – Universidade Federal da Paraíba. 

Michel da Costa, Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES

Doutor em Educação Matemática – UNIAN. Professor da Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Como Citar

Medeiros Neto, R. A. ., Coutinho, W. J. V. ., Guerra, A. de L. e R. ., & Costa, M. da . (2023). RELATO DE PRÁTICA DOCENTE NO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - ABORDAGEM DE LITERATURA NA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DIVERSIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(2), 1143–1156. https://doi.org/10.51891/rease.v9i2.8610