CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O PROJETO DE VIDA, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (BNCC): REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8339Palavras-chave:
BNCC. Projeto de vida. Competências e habilidades. Percepção dos professores.Resumo
A estrutura curricular da educação básica brasileira mudou nos últimos anos. Com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental e médio, há a necessidade de mudança nos currículos das redes estaduais e municipais, o que se dá justamente com a efetiva implantação nas escolas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi compreender a visão dos professores do ensino médio sobre a capacidade e os conhecimentos que devem ter para a aplicação efetiva da BNCC em sala de aula considerando todos os requisitos, principalmente o projeto de vida Para isso, foi realizado um estudo de revisão bibliográfica de cunho exploratório e descritivo utilizando: monografias, dissertações e teses, artigos e livros relacionados ao tema proposto. Dentre os principais resultados obtidos, foi a verificação que os professores acreditam que conhecem bem o projeto de vida e as competências e habilidades específicas exigidas, mas não conhecem bem outras áreas da BNCC e sentem-se muito inseguros em aplicar esses conceitos em sala de aula. Logo, foi percebido que os professores desempenham um papel fundamental para a implementação da BNCC nas escolas com sucesso, necessitando de apoio pedagógico como cursos formativos e materiais didáticos para ajudar a corrigir as lacunas de conhecimento que possuem para essa tarefa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY