CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O PROJETO DE VIDA, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (BNCC): REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

  • Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa EMEB Ivani Cotobias Pimentel Maranho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8339

Palabras clave:

BNCC. Projeto de vida. Competências e habilidades. Percepção dos professores.

Resumen

A estrutura curricular da educação básica brasileira mudou nos últimos anos. Com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental e médio, há a necessidade de mudança nos currículos das redes estaduais e municipais, o que se dá justamente com a efetiva implantação nas escolas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi compreender a visão dos professores do ensino médio sobre a capacidade e os conhecimentos que devem ter para a aplicação efetiva da BNCC em sala de aula considerando todos os requisitos, principalmente o projeto de vida Para isso, foi realizado um estudo de revisão bibliográfica de cunho exploratório e descritivo utilizando: monografias, dissertações e teses, artigos e livros relacionados ao tema proposto. Dentre os principais resultados obtidos, foi a verificação que os professores acreditam que conhecem bem o projeto de vida e as competências e habilidades específicas exigidas, mas não conhecem bem outras áreas da BNCC e sentem-se muito inseguros em aplicar esses conceitos em sala de aula. Logo, foi percebido que os professores desempenham um papel fundamental para a implementação da BNCC nas escolas com sucesso, necessitando de apoio pedagógico como cursos formativos e materiais didáticos para ajudar a corrigir as lacunas de conhecimento que possuem para essa tarefa.

Biografía del autor/a

Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa, EMEB Ivani Cotobias Pimentel Maranho

Atualmente é diretor da EMEB Ivani Cotobias Pimentel Maranho. Possui graduação em Ciências sociais com estudos em sociologia da educação, mestre em Filosofia e doutorando em Educação arte e história da cultura pela UPM, graduação em história, pedagogia e especialização em filosofia da educação pela UNICLARETIANAS.   

Publicado

2023-01-31

Cómo citar

Costa, O. B. R. da . (2023). CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O PROJETO DE VIDA, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES (BNCC): REVISÃO DE LITERATURA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 1162–1174. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8339