A NATUREZA DA CIÊNCIA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO LIVRO PRÁTICAS PARA COMPARTILHAR

Autores

  • Flávio dos Santos Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB
  • Sergio Luiz Bragatto Boss Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8281

Palavras-chave:

História e Filosofia da Ciência. Ensino de Ciências. Programa Ciência na Escola. Análise de Conteúdo.

Resumo

O objetivo é analisar as sequências didáticas elaboradas pelos professores da rede estadual da Bahia, publicadas no livro Práticas para Compartilhar, utilizando como corpo teórico os aspectos consensuais da natureza da Ciência e o ensino por investigação. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo de Bardin. O resultado denota que um quarto das sequências didáticas publicadas apresentam características de uma atividade investigativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio dos Santos Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)Professor do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (Itagi – BA). 

Sergio Luiz Bragatto Boss, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB

Doutor em Educação Para a Ciência, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Souza, F. dos S. ., & Boss, S. L. B. . (2023). A NATUREZA DA CIÊNCIA E O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DO LIVRO PRÁTICAS PARA COMPARTILHAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(1), 610–624. https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8281