UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIO DA LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO COM O ENSINO DE JOGOS DIGITAIS PARA CRIANÇAS PCD NA SALA DE RECURSOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i1.8227Palavras-chave:
Computação. Estágio. Licenciatura em Computação. Relatos de experiências.Resumo
Este trabalho discorre sobre experiências vivenciadas na disciplina Estágio Supervisionado em Computação I. O Estágio Supervisionado é um dos momentos mais importantes na vida de um acadêmico, no qual o mesmo tem a oportunidade de pôr em prática a sua criatividade em explorar todos os meios possíveis para mediar o conhecimento e ser independente no processo de ensino e aprendizagem, pois trata-se de um processo indispensável na construção pessoal e pedagógica, onde as teorias aprendidas durante a realização do curso de graduação são aliadas à prática docente, visando a boa formação do futuro profissional da educação. Tendo momentos primordiais para serem alcançados os objetivos almejados em relação à formação docente, foram coletadas as informações necessárias durante o período de observação, e posteriormente a coparticipação dos acadêmicos com os alunos e o docente titular da sala de aula, para conhecer ainda mais o processo de ensino e aprendizagem, para então ser realizada a intervenção com os alunos, onde as duas etapas anteriores, observação e coparticipação, serviram como base para a realização do estudo. Com isso, este trabalho visa apresentar em formas de relatos as experiências vivenciadas por acadêmicos do Curso de Licenciatura em Computação do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara -CESIT, da Universidade do Estado do Amazonas -UEA, durante o período de realização do Estágio Supervisionado em Computação I, na modalidade de ensino fundamental II em uma escola pública do município de Itacoatiara-Am no estado do Amazonas, que teve como público alvo para a realização da pesquisa os alunos da sala de recursos do fundamental II. Com o objetivo de observar os processos de aprendizagens dos alunos, empregando as ferramentas tecnológicas como um meio de auxiliar e dinamizar o ensino, por meio de intervenções reflexivas, foi utilizado Jogos Digitais na disciplina de Língua Portuguesa e Matemática , para o ensino do conteúdo referente os tipos de necessidades e que permitem um ambiente interativo, com o qual foi possível pôr em prática a teoria por meio da intervenção das problemáticas levantadas durante o período de observação.
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