PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Elaine Escolar Medeiros Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Elisa Coelho Azevedo Faculdade ÚNICA de Ipatinga
  • Cristiane Moraes Pimentel Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC
  • Maria do Carmo Lobo Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Sueli Moreira de Souza Faculdade Afirmativo
  • Suzana Vieira de Assunção Faculdade Varzeagrandense de Educação – IVE
  • Michele Cristina de Arruda Figueiredo Faculdade Luso Capixaba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7819

Palavras-chave:

Planejamento pedagógico. Educação infantil. Planejamento participativo.

Resumo

Atualmente, os planos voltados para o desenvolvimento integral do aluno não estão prontos. Os planos, em sua maioria, não levam em consideração a real possibilidade de sua implementação, não havendo avaliações contínuas de quais pontos devem ser continuados e o que precisa ser mudado para atingir seus objetivos e sobretudo a sua eficácia. Portanto, o objetivo deste artigo é ressaltar a importância do planejamento pedagógico na educação infantil, considerando a eficácia do planejamento participativo e a ação conjunta do orientador pedagógico com o professor participante desse planejamento, considerando que este deve contemplar todos os eixos do trabalho que desenvolvem a competência do aluno, com foco na formação integral.

 

Biografia do Autor

Elaine Escolar Medeiros, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Libras/Educação Inclusiva.

Elisa Coelho Azevedo, Faculdade ÚNICA de Ipatinga

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade ÚNICA de Ipatinga.

Cristiane Moraes Pimentel, Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Especial e Inclusão pela Faculdades Integradas de Várzea Grande  - FIAVEC.

Maria do Carmo Lobo, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Fundamentos da Educação Infantil Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Sueli Moreira de Souza, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNIP, Especialista em Alfabetização e Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Suzana Vieira de Assunção, Faculdade Varzeagrandense de Educação – IVE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Alfabetização e Educação Infantil pela Faculdade Varzeagrandense de Educação – IVE.

Michele Cristina de Arruda Figueiredo, Faculdade Luso Capixaba

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Infantil com Ênfase ao Letramento pela Faculdade Luso Capixaba.

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Medeiros, E. E., Azevedo, E. C. ., Pimentel, C. M. ., Lobo, M. do C. ., Souza, S. M. de ., Assunção, S. V. de ., & Figueiredo, M. C. de A. . (2022). PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 4711–4718. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7819