O QUESTIONÁRIO SNAP-IV COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH)

Autores

  • Tiago Meneses de Souza Centro Universitário de Patos de Minas
  • Lara Fernanda Papalardo Brandão Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM 
  • Paulo Vitor Bernardes Sidney Silva Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM
  • Kalil Ribeiro Nunes Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM 
  • Fernanda Sousa Simões Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Rubia Carla Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7808

Palavras-chave:

Avaliação clínica. Comportamento. Triagem.

Resumo

O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um distúrbio comumente observado em crianças e manifesta-se por meio de sintomas como a hiperatividade, impulsividade e falta de atenção. O diagnóstico é realizado através de avaliação clínica de acordo com histórico do comportamento. Este estudo verificou a utilização do questionário SNAP-IV como instrumento auxiliar no diagnóstico de TDAH, discutindo suas vantagens e/ou limitações. Este trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico por meio de publicações sobre a temática. Os artigos encontrados foram selecionados, excluindo os que se apresentaram incompletos, privados ou publicados anterior ao ano de 2018. A partir de leitura crítica, as informações foram analisadas e discutidas no presente estudo. O questionário SNAP-IV apresenta boa confiabilidade e sensibilidade ao detectar sintomas de TDAH, sendo ainda capaz de medir graus de gravidade do mesmo. Verifica-se que os resultados do teste podem sofrer variação de acordo com o ambiente ou por quem o avalia. Isto sugere que a avaliação deve ser realizada por múltiplos informantes, buscando compreender o comportamento do indivíduo em diferentes contextos. Recomenda-se a utilização do questionário como ferramenta auxiliar na detecção do transtorno, mas ressalta-se que o mesmo não deve ser utilizado individualmente para determinar um diagnóstico.

Biografia do Autor

Tiago Meneses de Souza, Centro Universitário de Patos de Minas

Acadêmico do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas. 

Lara Fernanda Papalardo Brandão, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM 

Estudante de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM 

Paulo Vitor Bernardes Sidney Silva, Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Estudantes de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. 

Kalil Ribeiro Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM 

Estudantes de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM 

Fernanda Sousa Simões, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Estudantes de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM. 

Rubia Carla Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas

Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas.

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Publicado

2022-11-30

Como Citar

Souza, T. M. de ., Brandão, L. F. P. ., Silva, P. V. B. S. ., Nunes, K. R. ., Simões, F. S. ., & Oliveira, R. C. . (2022). O QUESTIONÁRIO SNAP-IV COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 2216–2224. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7808