O QUESTIONÁRIO SNAP-IV COMO INSTRUMENTO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7808Palabras clave:
Avaliação clínica. Comportamento. Triagem.Resumen
O Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por um distúrbio comumente observado em crianças e manifesta-se por meio de sintomas como a hiperatividade, impulsividade e falta de atenção. O diagnóstico é realizado através de avaliação clínica de acordo com histórico do comportamento. Este estudo verificou a utilização do questionário SNAP-IV como instrumento auxiliar no diagnóstico de TDAH, discutindo suas vantagens e/ou limitações. Este trabalho trata-se de um levantamento bibliográfico por meio de publicações sobre a temática. Os artigos encontrados foram selecionados, excluindo os que se apresentaram incompletos, privados ou publicados anterior ao ano de 2018. A partir de leitura crítica, as informações foram analisadas e discutidas no presente estudo. O questionário SNAP-IV apresenta boa confiabilidade e sensibilidade ao detectar sintomas de TDAH, sendo ainda capaz de medir graus de gravidade do mesmo. Verifica-se que os resultados do teste podem sofrer variação de acordo com o ambiente ou por quem o avalia. Isto sugere que a avaliação deve ser realizada por múltiplos informantes, buscando compreender o comportamento do indivíduo em diferentes contextos. Recomenda-se a utilização do questionário como ferramenta auxiliar na detecção do transtorno, mas ressalta-se que o mesmo não deve ser utilizado individualmente para determinar um diagnóstico.
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