UM OLHAR CUIDADOSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ÂMBITO DA INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  •  Malu de Souza Barbosa Ferreira Albino UniRedentor
  • Thamyres Bandoli Tavares Vargas UniRedentor

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7745

Palavras-chave:

Autismo. História da inclusão. Educação inclusiva.

Resumo

A partir da popularização que o Transtorno do Espectro Autista vem ganhando na sociedade, atrelado a ele está a inclusão desse público nas escolas regulares. Pessoas com deficiência possuem por lei o direito de serem incluídas na sociedade e em todas as esferas da mesma. Objetiva-se, com o presente artigo, informar e discorrer acerca do processo de inclusão, bem como sua história evolutiva ao longo dos anos, e o histórico da educação ofertada a pessoas com TEA, além de elucidar a importância da inclusão para esse público. Para tanto, procede-se à revisão bibliográfica narrativa, no intuito de investigar em primeiro; explorar em segundo; e narrar em terceiro. Parte-se da hipótese de que o Transtorno do Espectro Autista é uma realidade bem presente nas escolas regulares do Brasil e do mundo, e que a inclusão não é tão simples quanto parece. Esta requer teorias e práticas que se atualizam ao longo do tempo. Além do que, o TEA ainda é  um tabu para a maior parte da população.

Biografia do Autor

 Malu de Souza Barbosa Ferreira Albino, UniRedentor

Graduanda em Psicologia na UniRedentor.

Thamyres Bandoli Tavares Vargas, UniRedentor

Mestra em Ensino pela Universidade Federal Fluminense Psicóloga pela Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Albino, MaludeS.B.F., & Vargas, T. B. T. . (2022). UM OLHAR CUIDADOSO: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ÂMBITO DA INCLUSÃO ESCOLAR . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(11), 1470–1490. https://doi.org/10.51891/rease.v8i11.7745