IMPACTOS EPISTEMOLÓGICOS À FORMAÇÃO DOCENTE: O PERÍODO PÓSKUHNIANO

Autores

  • Marco Aurélio Clemente Gonçalves Universidade do Vale do São Francisco – Petrolina-PE
  • Agustín Adúriz-Bravo Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7235

Palavras-chave:

Epistemologia. Período póskuhniano. Ciências Naturais. Formação de Professores.

Resumo

Este artigo teve como meta, caracterizar os impactos epistemológicos do período denominado póskuhniano à formação de professoras e professores de Ciências Naturais até os dias atuais. Abarca-se aqui questões acerca do desenvolvimento científico com vistas a aprovisionar e oportunizar aos atores em formação, material de qualidade como insumo a possíveis debates de cunho epistemológico no âmbito acadêmico. Para tanto, utilizou-se de uma investigação de caráter bibliográfico e narrativo com abordagem do tipo qualitativa. Os resultados estão centrados nas concepções do referido período, especialmente, no que diz respeito ao desenvolvimento científico e prescreve a premência do incremento de debates epistemológicos eloquentes no contexto dos cursos de formação docente.

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Biografia do Autor

Marco Aurélio Clemente Gonçalves, Universidade do Vale do São Francisco – Petrolina-PE

Licenciado em Física (UNIFEV-Votuporanga), Mestre em Educação em Ciências (UFMT-Cuiabá), Doutorando em Epistemologia e História das Ciências (UNTreF-Buenos Aires), Servidor Público Federal (professor magistério superior – UNIVASF – Universidade do Vale do São Francisco – Petrolina-PE. E-mail: marco.clementegoncalves@gmail.com

Agustín Adúriz-Bravo, Universidade de Buenos Aires

Graduado em Física (UBA-Universidad Buenos Aires), Doutor em Didática das Ciências Experimentais pela Universitat Autònoma de Barcelona – UAB, Investigador Principal de CONICET (Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas) e Professor Associado Regular no Instituto CeFIEC da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires, aonde dirige o GEHyD – Grupo de Epistemologia, História e Didática das Ciências Naturais.

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Publicado

2022-10-31

Como Citar

Gonçalves, M. A. C. ., & Adúriz-Bravo, A. . (2022). IMPACTOS EPISTEMOLÓGICOS À FORMAÇÃO DOCENTE: O PERÍODO PÓSKUHNIANO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1318–1330. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7235