ABORDAGEM INTRAORAL PARA AS FRATURAS DE MANDÍBULA

Autores

  • Janaína Basilio Castelo Silva Universidade Brasil
  • Fábio Roberto de Souza Batista Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7218

Palavras-chave:

Cirurgia Bucal. Fraturas Mandibulares. Odontologia.

Resumo

As fraturas da mandíbula são o segundo sítio mais comum das fraturas faciais, e seu tratamento tem sido o tema mais controverso no campo das fraturas faciais. A abordagem cirúrgica deve permitir redução e fixação anatômicas, ser repetível e resultar em mínima morbidade. Existem inúmeras maneiras possíveis de tornar os resultados mais previsíveis. O objetivo deste trabalho é descrever a abordagem intraoral para as fraturas de mandíbulas. Para isso, foram realizadas buscas nas bases de dados do Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed, além dos livros de referência. Na pesquisa foram utilizados os termos descritores "cirurgia bucal", "fraturas mandibulares" e "odontologia". O acesso intraoral é feito através de uma incisão na mucosa sem cicatriz que não lesa o nervo marginal mandibular e permite a visualização e confirmação da oclusão desejada durante a inserção de placas e parafusos. No entanto, deve-se notar que pode haver lesão do nervo mentoniano e que essa via está contaminada com risco de infecção. Em alguns casos, ambos os métodos de acesso são usados ​​ao mesmo tempo. Além disso, a técnica intra-oral com trocarte percutâneo pode apresentar vantagens sobre a técnica extra-oral convencional, como período de internação mais curto, menor custo hospitalar, não apresentaram complicações e obtiveram resultado estético melhor em relação a técnica extraoral. Diante do que foi apresentado, podemos concluir que os pacientes submetidos a via de acesso intraoral apresentaram algumas vantagens em relação a via extraoral, entretanto a escolha do método está intimamente relacionada ao grau de experiência do cirurgião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Basilio Castelo Silva, Universidade Brasil

Graduanda do curso em odontologia pela Universidade Brasil- Campus Fernandópolis E-mail: janainabasilio2014@hotmail.com.

Fábio Roberto de Souza Batista, Universidade Brasil

Orientador do curso em odontologia  da Universidade Brasil- Campus Fernandópolis.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Silva, J. B. C. ., & Batista, F. R. de S. . (2022). ABORDAGEM INTRAORAL PARA AS FRATURAS DE MANDÍBULA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1133–1142. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7218