O ENSINO HÍBRIDO NO CONTEXTO DE UMA APAE EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6728Palavras-chave:
Ensino Híbrido. Educação Especial. Movimento APAEano. Tecnologia Digital da Informação e Comunicação.Resumo
O presente artigo versa sobre como correu o ensino híbrido no contexto da APAE de Ourilândia do Norte, Estado do Pará, no período de março de 2020 a agosto de 2021, ocasião em que as aulas presenciais foram suspensas, por conta da pandemia da convid-19. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa de campo, documental e revisão bibliográfica. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário com questões do tipo aberta, para saber quais ferramentas ligadas à tecnologia digital da informação e comunicação foram utilizadas pelos professores, como estes conduziram o fazer pedagógico nesse período (suas dificuldades, pontos positivos e negativos do ensino híbrido na experiência vivenciada por eles). O universo pesquisado contou com cinquenta por cento do quadro de professores que atuam na educação especial, ministrada pela instituição referenciada, totalizando cinco participantes. A partir dos dados coletados, observou-se que o ensino híbrido foi uma novidade para os professores e que os mesmos tiveram dificuldades para preparar e ministrar as aulas, em decorrência da falta de prática para operar as ferramentas tecnológicas disponíveis, pouca interação dos alunos e de suas famílias nas aulas, por conta do precário acesso ao celular e à internet, principais recursos utilizados para ministrar as aulas online.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY