ENFERMAGEM EM EVIDÊNCIA PÓS PANDEMIA: IMPACTOS E CONQUISTAS

Autores

  • Eloir Marques da Silva Centro Universitário Pitágoras Unopar de Campo Grande – MS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6661

Palavras-chave:

Cuidados de enfermagem. COVID-19. Pandemia. Exaustão Profissional.

Resumo

Este trabalho destaca os impactos, bem como os problemas crônicos de saúde que repercutiram na equipe de enfermagem e que levaram à grande crise que o mundo testemunha atualmente, dois anos após o início da pandemia de COVID-19. Especificamente, os problemas com o recrutamento e a retenção de enfermeiros são problema de longa data, agravado pela insatisfação profissional, muitas vezes atribuível à peso da carga de trabalho, a falta de autonomia das várias categorias de enfermeiros, bem como a sobrecarga psicológica e o sofrimento moral vivenciados pelos profissionais de enfermagem. Este estudo mostrou que, embora esses problemas são mais intensos durante uma crise, como a pandemia vivenciada, seria necessária uma atenção sustentada para reduzir a extensão do que deveria ser considerado um problema crônico.

Biografia do Autor

Eloir Marques da Silva, Centro Universitário Pitágoras Unopar de Campo Grande – MS

Graduanda do Curso de Enfermagem pelo Centro Universitário Pitágoras Unopar de Campo Grande – MS E-mail: eloirmarques_marykay@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Silva, E. M. da . (2022). ENFERMAGEM EM EVIDÊNCIA PÓS PANDEMIA: IMPACTOS E CONQUISTAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 947–962. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6661