DELIRIUM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Paulo Matheus Peixoto da Hora Universidade de Vassouras
  • Marcos Antônio Mendonça Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6326

Palavras-chave:

Transtornos neuro cognitivos. Delirium. Unidades de Terapia Intensiva.

Resumo

Esse artigo buscou revisar a literatura acerca da prevenção e tratamento do delirium em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O presente estudo tem o objetivo de realizar uma revisão narrativa da bibliografia acerca da prevenção e tratamento do delirium em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva(UTI). Foi realizada revisão bibliográfica da literatura de caráter qualitativo e descritivo, através de dados coletados em Base de Dados Virtuais, sendo utilizadas as seguintes bases de informação: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e National Library of Medicine (NIH), no período de março a maio de 2022. Para realização da pesquisa foram utilizados os seguintes descritores: “Delirium in ICU”, “Delirium in elderly” e “Delirium”. Foi observado que apesar da flexibilização de visitas em UTI não ter diminuído a incidência do delirium de forma geral,  pacientes que não receberam visitas apresentaram risco 1,97 vezes maior de desenvolver delirium hiperativo e 2,32 vezes maior de desenvolver o subtipo misto. Ademais, o presente estudo mostrou que a dexmedetomidina utilizada em subdoses é capaz de prevenir a ocorrência do delirium, além de melhorar os desfechos de indivíduos que já desenvolveram o estado confusional agudo. Logo, ficou evidente que existem poucos mecanismos capazes de prevenir a ocorrência do delirium, sendo necessária a realização de estudos mais amplos a fim de solucionar este problema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Matheus Peixoto da Hora, Universidade de Vassouras

Graduação em Medicina, Universidade de Vassouras, Vassouras, Rio de Janeiro. E-mail:  pmpdh99@hotmail.com.

 

Marcos Antônio Mendonça, Universidade de Vassouras

Formado em medicina pela Universidade de Vassouras e Mestre em Psiquiatria pela Faculdade Anhanguera. E-mail:  profmarcosmendonca09@gmail.com. CRM-RJ — 52456994. 

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

Hora, P. M. P. da ., & Mendonça, . M. A. . (2022). DELIRIUM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 669–676. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6326