A FAMÍLIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CEARÁ

Autores

  • Mirandy Vieira Coelho de Meneses Universidad Interamericana
  • Marcel Pereira Pordeus ela Universidade Federal do Ceará
  • Juliana Márcia Alencar Talmag Universidad Interamericana

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.631

Palavras-chave:

Família. Aprendizagem escolar. Educação Infantil.

Resumo

Esta pesquisa é um recorte de minha dissertação de mestrado na Universidad Interamericana, para tanto, contamos com o apoio de dois pesquisadores na área da educação, para a produção e fragmentação dos assuntos mais relevantes para construção deste artigo. A família é o primeiro espaço de socialização que acontece na infância, a partir das interações, padrões de comportamento, valores e costumes que serão transmitidos para o desenvolvimento da personalidade do indivíduo. Portanto, a relevância deste trabalho encontra-se no esclarecimento de questões educacionais a partir do tema “A família e suas contribuições para aprendizagem escolar na Educação Infantil: um estudo de caso na rede pública municipal de Fortaleza – Ceará”. Objetivou-se averiguar as contribuições da família no processo de aprendizagem escolar na Educação Infantil (doravante EI). A pesquisa foi realizada numa creche pública do município de Fortaleza, Ceará no período de janeiro a dezembro de 2017. Nos embasamos em revisão da literatura que trata da temática, a partir da metodologia utilizada por meio da Pesquisa Bibliográfica e do referencial teórico e metodológico embasado em autores, tais como: Ariès (1973), Bock (2001), Kaloustian (2000), e com os estudos dos teóricos como Jean Piaget. Posteriormente, a segunda etapa do estudo ocorreu através de observação de um grupo de crianças em seu cotidiano escolar com o intuito de relacionar seu desempenho com as assertivas dos autores e pesquisadores deste trabalho. Ao averiguar as informações adquiridas na pesquisa foi possível constatar que as crianças bem assistidas pelas famílias, e que estas demonstravam preocupação com seu desenvolvimento, valorizando e reconhecendo a importância da EI, foram as que tiveram melhores resultados no seu processo de aprendizagem escolar. Já as crianças com menor incentivo dos familiares apresentaram progressos discretos e graduais, percebidos nas avaliações das professoras. Conclui-se que a família pode influenciar, positivamente ou negativa no processo de aprendizagem escolar das crianças dependendo da sua postura para com elas e com a instituição escolar.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirandy Vieira Coelho de Meneses, Universidad Interamericana

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2007), especialização em  em Educação Infantil pelo Centro Universitário 7 de setembro (2013) e mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana (2018). E-mail: mirandymeneses@gmail.com.

Marcel Pereira Pordeus, ela Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em Letras: Português / Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: marcelppordeus@hotmail.com.

Juliana Márcia Alencar Talmag, Universidad Interamericana

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001) e Mestrado em Ciências da Educação pela Universidad Interamericana. E-mail: rucheliana@terra.com.br.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Meneses, M. V. C. de ., Pordeus, M. P. ., & Talmag, J. M. A. . (2021). A FAMÍLIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE FORTALEZA – CEARÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 12. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.631