A RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

  • Rosangela Barboza Universidade Vale do Rio Verde
  • Zionel Santana Universidade Vale do Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5820

Palavras-chave:

Educação. Formação de Professores. Políticas Públicas.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a formação permanente de professores da educação básica. Como tema elegeu-se a formação continuada de professores da rede pública, levando em consideração, a eficiência e eficácia. A abordagem se faz necessária na tentativa de verificar a oferta, execução e apropriação de tal de formação. Assim, pretende-se avaliar a maneira que tem ocorrido e os resultados alcançados sobretudo pelos profissionais atuantes junto ao público juvenil. Este propósito será conseguido a partir de uma revisão bibliográfica, utilizando-se de obras que versam sobre o assunto, artigos publicados em periódicos eletrônicos como: Scielo e Google Acadêmico, revistas especializadas e livros que tratam a temática. A metodologia empregada consiste em levantamento bibliográfico associado à aplicação e análise de questionários junto aos professores que atuam em algumas escolas públicas, para verificação das formas e maneiras que vem acontecendo a formação permanente. Já foi possível a verificação e implantação de políticas públicas que visem atender a demanda dos professores. Existem dificuldades enfrentadas por professores quanto à disponibilidade de tempo e recursos para buscar, de forma oficial, a formação. É visível a necessidade de formação para que se alcancem os objetivos determinados na legislação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Barboza, Universidade Vale do Rio Verde

Mestranda em Gestão, Planejamento e Ensino pela Universidade Vale do Rio Verde. Email: rosangela.baroza@aluno.unincor.edu.br

Zionel Santana, Universidade Vale do Rio Verde

Doutor em Filosofia, Professor no mestrado profissional em Gestão, Planejamento e Ensino da Unincor. Universidade Vale do Rio Verde E-mail: zionel@unincor.edu.br.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Barboza, R. ., & Santana, Z. . (2022). A RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 503–518. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5820