A CONTRIBUIÇÃO DO CONTO DE FADAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jane Teixeira Gomes Torres Veni Creator Christian University
  • Eliete Francisca da Silva Farias Veni Creator Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Martins Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5590

Palavras-chave:

Alfabetização. Contos de Fadas. Educação Infantil.

Resumo

O educador como mediador deve utilizar estratégias de ensino adequadas ao desenvolvimento infantil e buscar de forma lúdica a interação da criança de forma prazerosa no mundo da leitura e da escrita. A partir deste entendimento a presente pesquisa teve como objetivo realizar um estudo sobre a contribuição dos contos de fadas como estratégia de ensino na educação infantil. A metodologia foi uma revisão de literatura, através de leitura de livros, artigos científicos que tratam do tema. Tendo como resultado a verificação de que o conto de fadas é uma literatura com capacidade de exercitar a força do imaginário presente na infância, e que se for trabalhada de forma adequada pode contribuir para o processo de ensino na educação infantil. Concluindo que  é preciso que o educador tenha um olhar atento as diversas estratégias de ensino, em especial os contos de fadas, por se tratar de um recurso  didático que fazem com que a criança sinta o desejo em ir para escola e desenvolva suas potencialidades com prazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Teixeira Gomes Torres, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: jane.tgt@hotmail.com

Eliete Francisca da Silva Farias, Veni Creator Christian University

Doutoranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: franliethe@hotmail.com.

Marcela Tarciana Cunha Martins, Veni Creator Christian University

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: marcela.tarciana@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Torres, J. T. G. ., Farias, E. F. da S. ., & Martins, M. T. C. . (2022). A CONTRIBUIÇÃO DO CONTO DE FADAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1788–1796. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5590