O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO EM ALTAMIRA-PARÁ E SEUS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO: O PAPEL DO EDUCADOR DE FRONTE AO PROCESSO INCLUSIVO

Autores

  • Antônio dos Santos Leonel UNIFAP
  • Ronaldo dos Santos Leonel UEPA
  • Joab Marques da Costa Instituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará
  • Maxilene Ferreira Sales Universidade Federal do Pará
  • Aldemberg Meireles Soares da Silva FACINTER
  • Raquel Damares Machado Meireles da Silva UFPA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5463

Palavras-chave:

Educação. Ensino de Ciências Naturais. Inclusão. Professor.

Resumo

O presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre as abordagens relacionadas ao contexto educacional inclusivo referenciando as disciplinas especificas do ensino de ciências naturais no ensino fundamental da rede municipal em Altamira Pará. Têm diante de si um desafio para encontrar soluções que possam responder sobre o acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais presentes na rede pública de ensino. Neste sentido, encontra-se a escola da racionalidade dividida em modalidades de ensino. Entretanto, ao assumir a postura de romper com as bases de uma estrutura educacional, como está evidenciado no contexto inclusivo, podemos encontrar a saída para que a escola possa ampliar sua ação formadora por todos os que dela efetivamente participam (Mantoan,2003). A coleta de dados para a consolidação da metodologia apreendida no trabalho se deu por meio de entrevista semiestruturada com professores de ciências naturais em serviço nos anos iniciais e finais do ensino fundamental presente em escolas do município de acima supracitado, de cunho fenomenológico, a qual foi transcrita integralmente e submetida a uma análise qualitativa.

Biografia do Autor

Antônio dos Santos Leonel, UNIFAP

Professor do magistério superior, colegiado Letras/Francês- UNIFAP. Doutorando em
Ciências da Educacion -UNADES. Mestre em Ciências da Educacion - UNADES. Especialista em linguística aplicada – FTA e Graduado em Letras/português – UVA Macapá/Amapá E-mail: Leonel.lima_filho@hotmail.com. http://lattes.cnpq.br/7835748549798398.

Ronaldo dos Santos Leonel, UEPA

Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia –UEPA,e Graduado em Biologia-UVA e Educação do Campo com Habilitação em Ciências da Natureza e Matemática - IFPA/CAMPUS Altamira,Pós-Graduado em Educação Especial FAVINE, e Gestão Escolar UNINTER.Professor Efetivo da educação básica no Município de Altamira/Pará desde E-mail: ronaldoleonelatm@gmail.com, http://lattes.cnpq.br/6105638621607429.

Joab Marques da Costa, Instituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará

Graduado em educação do Campo com Habilitação em Ciências Sociais e Humanas pelo Instituto Federal de Ciências e tecnologias do Pará–IFPA (2014). É professor da educação básica no Município de Altamira/Pará, desde 1996. E-mail:joabmax530@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9196660186320348

Maxilene Ferreira Sales, Universidade Federal do Pará

Formada em Letras pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Estudos Linguísticos e Análise Literária / FAPAF. Licenciada em Pedagogia (Faculdade Intervale) Especialista em Gestão e Coordenação. Pedagógica (Faculdade Intervale) Prof.ª de Língua Portuguesa dos anos finais do Município de Altamira. E-mail:maxilene1@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/200718433014125585.5273

Aldemberg Meireles Soares da Silva, FACINTER

Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de História e Geografia FACINTER. Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia UFPA. Professor Efetivo da Educação Geral no Município de Altamira-PA .E-mail: aldembergmss@hotmail.com

Raquel Damares Machado Meireles da Silva, UFPA

Pós-Graduada em Matemática do Ensino Básico UFPA (2007) Graduada em Licenciatura Plena em Matemática UFPA(2002).Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino do Estado do Pará desde 2004.Travessa Nove de Janeiro Nº 1497 Edifício Solar das Esmeradas Apto 301.Email:raquel.da.mares@hotmail.com

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Leonel, A. dos S. ., Leonel, R. dos S. ., Costa, J. M. da ., Sales, M. F. ., Silva, A. M. S. da ., & Silva, R. D. M. M. da . (2022). O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO EM ALTAMIRA-PARÁ E SEUS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO: O PAPEL DO EDUCADOR DE FRONTE AO PROCESSO INCLUSIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 141–151. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5463