O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO EM ALTAMIRA-PARÁ E SEUS DESAFIOS PARA A INCLUSÃO: O PAPEL DO EDUCADOR DE FRONTE AO PROCESSO INCLUSIVO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5463Palavras-chave:
Educação. Ensino de Ciências Naturais. Inclusão. Professor.Resumo
O presente trabalho tem a finalidade de refletir sobre as abordagens relacionadas ao contexto educacional inclusivo referenciando as disciplinas especificas do ensino de ciências naturais no ensino fundamental da rede municipal em Altamira Pará. Têm diante de si um desafio para encontrar soluções que possam responder sobre o acesso e permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais presentes na rede pública de ensino. Neste sentido, encontra-se a escola da racionalidade dividida em modalidades de ensino. Entretanto, ao assumir a postura de romper com as bases de uma estrutura educacional, como está evidenciado no contexto inclusivo, podemos encontrar a saída para que a escola possa ampliar sua ação formadora por todos os que dela efetivamente participam (Mantoan,2003). A coleta de dados para a consolidação da metodologia apreendida no trabalho se deu por meio de entrevista semiestruturada com professores de ciências naturais em serviço nos anos iniciais e finais do ensino fundamental presente em escolas do município de acima supracitado, de cunho fenomenológico, a qual foi transcrita integralmente e submetida a uma análise qualitativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY