RELAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR COM A LEITURA E A ESCRITA NA MODALIDADE EJA: A PERCEPÇÃO DO GESTOR E DA COORDENADORA PEDAGÓGICA

Autores

  • Nilton Araújo Veni Creator Christian University
  • Marcilene Candeia Dantas Christian University
  • Marcela Tarciana Cunha Silva Martins Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4685

Palavras-chave:

Escrita. Evasão escolar. Educação de Jovens e Adultos. Leitura.

Resumo

A leitura proporciona ao indivíduo o conhecimento do mundo, da cultura e o acesso às informações em diferentes fontes. Destaca-se que a prática da leitura melhora a escrita, adquire conhecimento e, dessa forma, estará sendo preparado para um mundo de leitores críticos. Todavia, é necessário desenvolver pesquisas que possibilitem um olhar diferenciado para a relação entre leitura, escrita e evasão escolar, com o propósito de inferir nas práticas educativas que corroborem para o desenvolvimento das habilidades necessárias dentro de cada ciclo na modalidade EJA. Dessa forma, objetivou verificar a percepção da coordenadora e do gestor com a possível relação entre as dificuldades de aprendizagem na leitura, escrita e a evasão escolar no ciclo III da EJA, na Escola Estadual Napoleão Abdon Nóbrega, em São Mamede-PB. Participaram da pesquisa a coordenador pedagógico e o gestor. O tipo de estudo da pesquisa foi descritivo, com abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de pesquisa questionários contendo questões objetivas e subjetivas. De acordo com os resultados, apesar dos casos de evasão, a escola possui estratégias para motivar os educandos a permanecerem e concluírem os estudos, para tanto apenas a gestora citou que uma das estratégias é promover palestra envolvendo alunos graduados que estudaram na EJA. Nesse aspecto, a coordenadora e o gestor relataram que alguns professores incentivam os educandos a continuarem nos estudos, a exemplo de aparatos visuais, escritas no quadro e na interpretação textual trabalha textos que deixe a turma curiosa. Percebe-se que a estabilidade financeira é o fator preponderante que leva o educando da EJA, da Escola Napoleão Abdon da Nóbrega, a desistir de estudar.

Biografia do Autor

Nilton Araújo, Veni Creator Christian University

Doutor em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University-VCCU (2019); Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências e Letras do Paraná-PR (FACLE) (2016). Pós-graduado em Ciências Penais pela Universidade Anhanguera-UNIDERP (2012). Possui Licenciatura em Geografia pela Fundação Francisco Mascarenhas-FFM em Patos-PB (1988). E- mail: niltondecelina@hotmail.com. 

Marcilene Candeia Dantas, Christian University

Doutora em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University-VCCU (2020); Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Ciências, Letras  e Educação do Paraná-PR, (2016). Especialista em Direito Penal com capacitação para o Ensino Superior - Instituto Damásio de Direito (2019) em Patos-PB; Pós-graduada em Ciências Criminais e Segurança Pública pela Faculdade Integrada de Patos-PB (2014); Pós-graduada em Direito Administrativo e Gestão Pública com habilitação para o ensino superior pela Faculdades Integradas de Patos-PB (2013); Curso de Especialização em Educação pela UFCG- Campus VII em Patos-PB (1997). Bacharelada em Direito pela Faculdade Integrada de Patos-PB (FIP) (2013). Possui Licenciatura em Geografia pela Fundação Francisco Mascarenhas-FFM em Patos-PB (1991). E-mail:  enelicram39@yahoo.com.br 

Marcela Tarciana Cunha Silva Martins, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba-UPPB (2009); Mestre em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (2004); Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB (1999). Coordenadora Acadêmica e Professora da Veni Creator Christian University-VCCU. E-mail: marcela.tarciana@yahoo.com.br 

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Publicado

2022-03-31

Como Citar

Araújo, N. ., Dantas, M. C. ., & Martins, M. T. C. S. . (2022). RELAÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR COM A LEITURA E A ESCRITA NA MODALIDADE EJA: A PERCEPÇÃO DO GESTOR E DA COORDENADORA PEDAGÓGICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1089–1104. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4685