MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA EM EMPRESAS FAMILIARES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4586Palavras-chave:
Empresas familiares. Liderança. Motivação. Gerenciamento de Pessoas.Resumo
RESUMO: Mundialmente o que se percebe é que, ao ingressar a terceira geração nas empresas familiares, muitas delas desaparecem. A sobrevivência de tais empresas depende na maioria das vezes, dentre outros aspectos, de estratégias pontuais e sistemáticas na hora da sucessão, o que requer mudanças organizacionais impactantes. O presente artigo tem como objetivo analisar teoricamente as estratégias que famílias empresariais utilizam a fim de conduzir os herdeiros à gestão de suas empresas, oferecendo uma visão inovadora para a questão Família x Empresa. O gerenciamento das pessoas é crucial para o constante desenvolvimento da empresa familiar, conciliando-se velhos e novos costumes. O objetivo central, no entanto, é identificar o estilo de liderança que predomina nas empresas familiares. É comum nas empresas familiares haver a aproximação entre líder e liderados, porém, tal aproximação não significa motivação, e sim pode representar um constrangimento na abordagem dos problemas junto ao líder. Vale ressaltar, que o capital humano é fundamental para o sucesso das organizações, ou seja, pessoas motivadas são mais produtivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY