REUNIÃO DE PAIS: PESQUISA-INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli Universidade Nove de Julho
  • Cristiane Lino Zoadelli Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4577

Palavras-chave:

Educação Infantil. Relação família e escola. Reunião de pais.

Resumo

Este artigo, fruto de nossa dissertação de mestrado, tem por objetivo apresentar como é conduzida a reunião de pais em uma Escola Municipal de Educação Infantil localizada na cidade de São Bernardo do Campo, Região Metropolitana de São Paulo. Os participantes são uma professora, que leciona para crianças de 3 a 4 anos de idade, e duas mães. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, do tipo intervenção, e os instrumentos de coleta de dados são observação das reuniões comandadas pela professora, entrevistas semiestruturadas com as mães. Conclui-se que as reuniões de pais nessa escola de escola de Educação Infantil podem constituir momentos de troca entre a escola e as famílias. Foi atestada a importância da participação ativa dos familiares, tanto no aprimoramento das reuniões, quanto no trabalho pedagógico, elaborado com as crianças. O fato de as professoras estarem abertas a mudanças mostrou-se imprescindível para que o efetivo diálogo entre a escola e a família aconteça democraticamente.

Biografia do Autor

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho

Doutora e mestra em Educação pela Uninove. Especialista em Psicopedagogia e em Psicanálise. Graduada em Psicologia e em Pedagogia. Atua como professora no Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais da Universidade Nove de Julho (Uninove) E-mail: vercelli.ligia@gmail.com 

Cristiane Lino Zoadelli, Universidade Nove de Julho

Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho (Uninove) . Graduada em Pedagogia. Atua como professora do Ensino Fundamental no Serviço Social da Indústria(Sesi) de Jaboticabal/SP. E-mail: cristiane.zoadelli@gmail.com 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Vercelli, L. de C. A. ., & Zoadelli, C. L. . (2022). REUNIÃO DE PAIS: PESQUISA-INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 308–327. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4577