FILMES, CONVERSAÇÕES E AFETOS NO CURRÍCULO ESCOLAR DA MENINA NEGRA

Autores

  • Daniela Rebello Pereira Sylvestre Servidora pública do RJ e do município de Magé

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3628

Palavras-chave:

Filmes infanto-juvenis. Identidade étnico-racial. Educação Antirracista. Currículo escolar.

Resumo

As imagens possuem o poder de construir e transmitir discursos, modelando opiniões públicas e comportamentos sociais, fornecendo o material com o qual as pessoas constroem suas identidades. Atualmente, o principal fundamento da configuração do mundo é a indissociabilidade entre política e representação, cuja relação intensifica-se pela força da ubiquidade da tecnologia. Vive-se na sociedade do espetáculo à mercê da indústria cultural. Sendo assim, este artigo buscará investigar as relações de gênero, remetendo-as ao caráter social e histórico, bem como a interface dessas categorias com as questões raciais, no contexto educacional e das práticas pedagógicas específicas e diferenciadas que contemplem a história, cultura e conhecimentos do negro para o fortalecimento da identidade da menina negra. O filme é compreendido como a arte que, promovendo a experiência estética, possibilita olhar criticamente determinadas realidades. Assim, se propõe um currículo com a potência das comunidades de afeto e conversações com análise crítica dos filmes infanto-juvenis brasileiros para a formação da identidade étnico-racial da menina negra. Este artigo buscará uma complementaridade entre os seguintes pensadores e as teorias em que se pautam, como a Pedagogia histórico-crítica (Dermeval Saviani), Teoria da prática libertadora (bell hooks) e da potência da comunidade de afetos (Janete Magalhães Carvalho).

Biografia do Autor

Daniela Rebello Pereira Sylvestre, Servidora pública do RJ e do município de Magé

Professora de Língua Portuguesa. Servidora pública do RJ e do município de Magé. Pós-graduada em Leitura e Produção Textual e Neuropsicopedagogia. ID Orcid: 0000-0003-0521-3024.; E-mail: drebellop@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Sylvestre, D. R. P. . (2022). FILMES, CONVERSAÇÕES E AFETOS NO CURRÍCULO ESCOLAR DA MENINA NEGRA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1674–1684. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3628