OS CONSUMIDORES CONFIAM NO PRODUTO ORGÂNICO OU ACHAM QUE É ORGANICWASHING?

Autores

  • Eloisa Lages Nunes Faculdade de CIências Agrárias e Veterinárias

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3467

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor. Intenção de compra. Produtos orgânicos. Organicwashing. Ceticismo.

Resumo

Buscou-se analisar se a percepção do consumidor para produtos orgânicos afeta sua tomada de decisão de compra e se as estratégias de greenwashing se associam à compra e consumo, sendo aqui chamadas de organicwashing. Como metodologia utilizou-se a pesquisa exploratória, técnica qualitativa, por meio do instrumento de entrevista individual em profundidade, semiestruturada, aplicada a uma amostra intencional não probabilística de 16 consumidores, usando análise de conteúdo para buscar encontrar as percepções, interpretações e motivações dos participantes a respeito do consumo de produtos orgânicos. Foi possível constatar por meio da análise de conteúdo das entrevistas que os consumidores estão mais preocupados com a saúde, entretanto o preço ainda é um fator de decisão para a compra. Evidenciou-se também, de forma clara, que os consumidores associam as práticas de greenwashing aos produtos orgânicos, aqui chamadas de organicwashing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Lages Nunes, Faculdade de CIências Agrárias e Veterinárias

Mestre em Administração pela UNESP - FCAV (Faculdade de CIências Agrárias e Veterinárias). Vínculo institucional.CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. E-mail: eloisalages@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Nunes, E. L. . (2021). OS CONSUMIDORES CONFIAM NO PRODUTO ORGÂNICO OU ACHAM QUE É ORGANICWASHING?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 322–345. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3467