OS CONSUMIDORES CONFIAM NO PRODUTO ORGÂNICO OU ACHAM QUE É ORGANICWASHING?

Autores/as

  • Eloisa Lages Nunes Faculdade de CIências Agrárias e Veterinárias

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3467

Palabras clave:

Comportamento do consumidor. Intenção de compra. Produtos orgânicos. Organicwashing. Ceticismo.

Resumen

Buscou-se analisar se a percepção do consumidor para produtos orgânicos afeta sua tomada de decisão de compra e se as estratégias de greenwashing se associam à compra e consumo, sendo aqui chamadas de organicwashing. Como metodologia utilizou-se a pesquisa exploratória, técnica qualitativa, por meio do instrumento de entrevista individual em profundidade, semiestruturada, aplicada a uma amostra intencional não probabilística de 16 consumidores, usando análise de conteúdo para buscar encontrar as percepções, interpretações e motivações dos participantes a respeito do consumo de produtos orgânicos. Foi possível constatar por meio da análise de conteúdo das entrevistas que os consumidores estão mais preocupados com a saúde, entretanto o preço ainda é um fator de decisão para a compra. Evidenciou-se também, de forma clara, que os consumidores associam as práticas de greenwashing aos produtos orgânicos, aqui chamadas de organicwashing.

Biografía del autor/a

Eloisa Lages Nunes, Faculdade de CIências Agrárias e Veterinárias

Mestre em Administração pela UNESP - FCAV (Faculdade de CIências Agrárias e Veterinárias). Vínculo institucional.CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. E-mail: eloisalages@gmail.com

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Nunes, E. L. . (2021). OS CONSUMIDORES CONFIAM NO PRODUTO ORGÂNICO OU ACHAM QUE É ORGANICWASHING?. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 322–345. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3467