DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA NA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS

Autores

  • Adriana Souza da Silva Faculdade de Educação e Meio Ambiente

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3231

Palavras-chave:

Saúde mental. Socioeconômica. Saúde pública. Vulnerabilidade social. Transtornos mentais.

Resumo

A saúde mental é termo complexo que envolve inúmeras circunstancias do contexto psicossocial. E a desigualdade socioeconômica é um fator de risco que podem desencadear prejuízos na qualidade de vida e diretamente ligado a influência de desenvolvimento de transtorno mentais.  Por esse motivo o presente trabalho busca desempenhar de forma ampla as características psicológicas e sociais que atualmente tem influencia para desencadear transtornos mentais entre os indivíduos. A pesquisa biográfica foi desenvolvida através de materiais digitais, artigos científicos indexados a plataforma reconhecidas no meio acadêmico. Com esse objetivo de reflexão e ampliação dos conhecimentos científicos na temática de saúde mental e correlação das desigualdades socioeconômicas dentro da saúde pública brasileira é imprescindível para ampliação e construção de políticas públicas de qualidade que possam alcançar um grande número de indivíduos no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Souza da Silva, Faculdade de Educação e Meio Ambiente

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA. Pós- graduanda em saúde pública com ênfase em ESF. Atualmente residente em Saúde da Família e Comunidade no município de Vilhena/RO pela Faculdade de Educação e Cultura Vilhena – UNESC.

Downloads

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Silva, A. S. da . (2021). DESIGUALDADE SOCIOECONÔMICA NA SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA E SUA INFLUÊNCIA NO DESENVOLVIMENTO DE TRANSTORNOS MENTAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1612–1624. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3231