DISTÚRBIOS ALIMENTARES EM BOVINOS: ENTENDENDO O APETITE DEPRAVADO

Autores

  • Patrícia da Silva Melo UNICHRISFAPI
  • José Felipe da Silva Melo UNICHRISFAPI
  • Pedro Eduardo Bitencourt Gomes UNICHRISFAPI
  • Guilherme Antônio Lopes de Oliveira UNICHRISFAPI

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29926

Palavras-chave:

Apetite depravado. Deficiência mineral. Comportamento alimentar.

Resumo

Objetivo: analisar as causas, manifestações e impactos dos distúrbios alimentares em bovinos, com foco no apetite depravado, a fim de compreender seus fatores desencadeantes e contribuir para estratégias de prevenção e manejo adequado no rebanho. Metodologia: foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando as bases de dados Google Acadêmico, SciELO e Science Direct, com a aplicação das palavras-chave: apetite depravado, deficiência mineral e comportamento alimentar. A busca foi limitada a artigos publicados entre 2010 e 2026. Conclusão: o diagnóstico precoce e a adoção de medidas corretivas adequadas são fundamentais para reduzir a ocorrência dos distúrbios alimentares em bovinos. Investir em planejamento nutricional, análises bromatológicas, correção de deficiências minerais e acompanhamento veterinário contínuo contribui para a melhoria do bem-estar animal, para o aumento da produtividade e para a consolidação de sistemas de produção mais eficientes, sustentáveis e economicamente viáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia da Silva Melo, UNICHRISFAPI

Graduanda em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Chrisfapi (UNICHRISFAPI).

José Felipe da Silva Melo, UNICHRISFAPI

Graduando em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Chrisfapi (UNICHRISFAPI).

Pedro Eduardo Bitencourt Gomes, UNICHRISFAPI

Orientador. Médico Veterinário formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Doutor pela UFPI, Professor do Centro Universitário Chrisfapi (UNICHRISFAPI). 

Guilherme Antônio Lopes de Oliveira, UNICHRISFAPI

Coorientador. Biomédico (UNINASSAU), Doutor em Biotecnologia (UFPI), Docente do Centro Universitário Chrisfapi (UNICHRISFAPI). 

Downloads

Publicado

2026-09-02

Como Citar

Melo, P. da S., Melo, J. F. da S., Gomes, P. E. B., & Oliveira, G. A. L. de. (2026). DISTÚRBIOS ALIMENTARES EM BOVINOS: ENTENDENDO O APETITE DEPRAVADO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(9), 1–8. https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29926