TEMPO É CÉREBRO: ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO ATENDIMENTO AO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL EM JANELA TERAPÊUTICA

Autores

  • Elis Regina de Oliveira Ferreira Gran
  • Neidja Cristine Silvestre Leitão Anhembi
  • Alexsandro Barros Errico Faculdade IMES
  • Nayane Regina Silva Araújo Universidade Federal de Uberlândia
  • Lucas Antônio de Moraes Silva Faculdade Anhanguera
  • Giullia Camila Bortoto UNICESUMAR
  • Beatriz Botacin Regino Catelan UNICESUMAR
  • Luciana Silva Gomes ZARNS
  • Jennfer Caroline Alves Fernandes ZARNS
  • Arquimedes Cavalcante Cardoso UFPI
  • Adriano Nogueira da Cruz UEMA-CESC
  • Edivaldo Bazilio dos Santos FacLions
  • Renata Sabino Tupinambá ZARNS
  • Gabriel Tanure Cordeiro ZARNS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29616

Palavras-chave:

Acidente Vascular Cerebral. Terapia Trombolítica. Equipe de Assistência ao Paciente. Enfermagem em Emergência. Serviços Médicos de Emergência. Tempo para o Tratamento.

Resumo

Objetivo: Sintetizar as melhores evidências científicas sobre a atuação da equipe multiprofissional no atendimento ao paciente com acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI) em janela terapêutica, com ênfase nas estratégias que reduzem os tempos porta-agulha e porta-punção e otimizam os desfechos clínicos. Método: Revisão integrativa conduzida segundo o referencial de Whittemore e Knafl e reportada conforme o PRISMA 2020, com buscas nas bases PubMed/MEDLINE, LILACS, SciELO e Biblioteca Virtual em Saúde, contemplando publicações entre 2020 e 2026. Empregaram-se descritores controlados (DeCS/MeSH) combinados por operadores booleanos. A qualidade metodológica e o nível de evidência foram avaliados segundo a classificação de Melnyk e Fineout-Overholt. Resultados: Foram incluídos 24 estudos. A evidência converge para o efeito consistente da atuação coordenada de enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, radiologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos sobre indicadores de processo e desfecho. Intervenções lideradas por enfermeiros reduziram o tempo porta-agulha em média entre 16 e 20 minutos e aumentaram as taxas de trombólise; a pré-notificação pré-hospitalar e o Código AVC encurtaram os tempos porta-tomografia e porta-agulha; o rastreio precoce de disfagia reduziu pneumonia aspirativa e mortalidade. Considerações finais: A atuação multiprofissional estruturada, sustentada por protocolos, comunicação efetiva, simulação e educação permanente, constitui determinante modificável dos desfechos do AVCI em janela terapêutica, com implicações diretas para a prática da enfermagem, a gestão hospitalar e as políticas públicas da Rede de Atenção às Urgências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Regina de Oliveira Ferreira, Gran

Pós-graduação em Saúde pública com Ênfase em Vigilância Sanitária, Gran Centro Universitário.

Neidja Cristine Silvestre Leitão, Anhembi

Graduanda Medicina, Anhembi Morumbi.

Alexsandro Barros Errico, Faculdade IMES

Pós-graduação em Análise do Comportamento aplicada ao autismo -ABA-, Faculdade IMES.

Nayane Regina Silva Araújo, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrado em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador UFU, Universidade Federal de Uberlândia.

Lucas Antônio de Moraes Silva, Faculdade Anhanguera

Pós-graduação em Urgência e Emergência, Faculdade Anhanguera.

Giullia Camila Bortoto, UNICESUMAR

Graduanda em Medicina, UNICESUMAR.

Beatriz Botacin Regino Catelan, UNICESUMAR

Graduanda em Medicina, UNICESUMAR.

Luciana Silva Gomes, ZARNS

Graduanda em Medicina, ZARNS. 

Jennfer Caroline Alves Fernandes, ZARNS

Graduanda em Medicina, ZARNS.

Arquimedes Cavalcante Cardoso, UFPI

Mestrado em Ciências e Saúde, Centro de Ciências da Saúde/UFPI.

Adriano Nogueira da Cruz, UEMA-CESC

Graduado em Enfermagem, UEMA-CESC.

Edivaldo Bazilio dos Santos, FacLions

Pós-graduação em terapia intensiva, FacLions.

Renata Sabino Tupinambá, ZARNS

Graduanda em Medicina, ZARNS.

Gabriel Tanure Cordeiro, ZARNS

Graduando em Medicina, ZARNS.

Downloads

Publicado

2026-09-04

Como Citar

Ferreira, E. R. de O., Leitão, N. C. S., Errico, A. B., Araújo, N. R. S., Silva, L. A. de M., Bortoto, G. C., … Cordeiro, G. T. (2026). TEMPO É CÉREBRO: ATUAÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO ATENDIMENTO AO ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL EM JANELA TERAPÊUTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(9), 1–22. https://doi.org/10.51891/rease.v12i9.29616