PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO: A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS MAKER COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ATIVA E COLABORATIVA

Autores

  • Lucas Raquiel Appelt Veni Creator Christian University
  • Maria Emilia Camargo Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28757

Palavras-chave:

Espaço Maker. Práticas inovadoras. Ferramenta educacional.

Resumo

A educação tem passado por transformações significativas nas últimas décadas, impulsionadas principalmente pelo avanço tecnológico e pela necessidade de preparar os alunos para um mundo em constante mudança. Nesse contexto, os espaços Maker emergem como uma abordagem inovadora que promove a aprendizagem ativa e colaborativa. O objetivo geral deste estudo é identificar e analisar as práticas inovadoras relacionadas à criação de espaços Maker como ferramenta pedagógica ativa e colaborativa. Utilizando a Análise de Conteúdo, seguir-se-á uma metodologia em etapas que inclui definição de problemas, seleção de amostras e análise sistemática de dados coletados de artigos científicos. A pesquisa focará em publicações disponíveis gratuitamente e relevantes, garantindo a qualidade das fontes. Os resultados discutirão as tendências e padrões na utilização de espaços Maker, contribuindo para um entendimento mais profundo sobre seu impacto na educação e promovendo reflexões sobre a aprendizagem ativa e colaborativa. A implementação de metodologias ativas e colaborativas em ambientes educacionais revelam a importância de adotar abordagens que promovam a aprendizagem significativa, em que o envolvimento dos alunos em seu próprio processo de aprendizado não apenas aumenta a motivação, mas também facilita a absorção de conhecimentos de forma mais profunda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Raquiel Appelt, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. Professor de Língua Inglesa na EEB Claudino Crestani - Palma Sola - SC.

Maria Emilia Camargo, Veni Creator Christian University

Doutorado em Engenharia de Produção;  Professora da Veni Creator Christian University-USA; Pesquisadora do CNPq; Pesquisadora do GOVCOPP-UA, PT.

Downloads

Publicado

2026-07-15

Como Citar

Appelt, L. R., & Camargo, M. E. (2026). PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO: A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS MAKER COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA ATIVA E COLABORATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(7), 1–14. https://doi.org/10.51891/rease.v12i7.28757