ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Cleidiane Gonçalves da Silva Faculdade FAIPE
  • Eliane Maria de Lima Paixão Instituto Cuiabano de Educação
  • Jucilene Pinto de Campos Faculdade Afirmativo
  • Sandra Aparecida Nogueira Faculdade das Águas Emendadas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2857

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Ensino fundamental.

Resumo

Este estudo é uma revisão da literatura cujo objetivo é refletir a alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Surgiu um diálogo com os teóricos mais importantes sobre o tema em questão, tais como: Freire (1968), Ferreira (2001), Soares (1998), Massagão (2004). São analisados ​​textos que regulamentam a educação nacional, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 - LDBEN, o Plano Nacional de Educação 2014-2014 - PNE, além de programas governamentais como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. São propostas estratégias para melhorar esta realidade, tendo em conta tanto a dimensão da escola no contexto geral como o conteúdo da sala de aula.

Biografia do Autor

Cleidiane Gonçalves da Silva , Faculdade FAIPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil com Ênfase nos Anos Iniciais pela Faculdade FAIPE

Eliane Maria de Lima Paixão, Instituto Cuiabano de Educação

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Mato-grossenses de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Jucilene Pinto de Campos, Faculdade Afirmativo

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo.

Sandra Aparecida Nogueira, Faculdade das Águas Emendadas

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade das Águas Emendadas – FAE.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Silva , C. G. da ., Paixão, E. M. de L. ., Campos, J. P. de ., & Nogueira, S. A. . (2021). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2513–2523. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2857