ISENÇÃO TRIBUTÁRIA E OS LIMITES DA ATUAÇÃO EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO ESTRATÉGICA DA ISENÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA NA ZONA FRANCA DE MANAUS

Autores

  • Adrine de Andrade Lima FAMETRO
  • Rosana Reis de Melo Silva FAMETRO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.28254

Palavras-chave:

Isenção Tributária. Zona Franca de Manaus. Reforma Tributária. Competitividade. Desenvolvimento Regional.

Resumo

Este artigo analisa a utilização estratégica das isenções tributárias pelas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) sob a ótica das transformações estruturais introduzidas pela Reforma Tributária, consubstanciada na Emenda Constitucional nº 132/2023 e na Lei Complementar nº 214/2025. O objetivo central consiste em investigar como esses incentivos fiscais podem ser instrumentalizados como vantagem competitiva sustentável, observando-se os limites da legalidade e a finalidade socioeconômica intrínseca ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM). Metodologicamente, a pesquisa fundamenta-se em uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando o método dedutivo ancorado em revisão bibliográfica, documental e jurisprudencial. Os resultados evidenciam que a manutenção da competitividade no novo cenário tributário exige das empresas uma transição para modelos de governança tributária e planejamento fiscal de alta conformidade, priorizando a eficiência na gestão de créditos e a transparência. Conclui-se que a utilização estratégica das isenções permanece juridicamente legítima e economicamente viável desde que rigorosamente alinhada à função social da empresa e aos objetivos constitucionais de desenvolvimento regional e redução de desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adrine de Andrade Lima, FAMETRO

Graduanda do curso de Bacharelado em Direito, Centro Universitário Fametro- Manaus – Amazonas – Brasil. 

Rosana Reis de Melo Silva, FAMETRO

Professora Especialista, Orientadora e Coordenadora do TCC II. Centro Universitário Fametro. Manaus – Amazonas – Brasil. 

Downloads

Publicado

2026-06-17

Como Citar

Lima, A. de A., & Silva, R. R. de M. (2026). ISENÇÃO TRIBUTÁRIA E OS LIMITES DA ATUAÇÃO EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE SOBRE A UTILIZAÇÃO ESTRATÉGICA DA ISENÇÃO COMO VANTAGEM COMPETITIVA NA ZONA FRANCA DE MANAUS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(6), 1–16. https://doi.org/10.51891/rease.v12i6.28254