ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS PÓS-PARTO: AVALIAÇÃO E ABORDAGEM PREVENTIVA

Autores

  • Ana Carolina Fernandes de Souza Gusmão UNIG
  • Juliana Lima de Sá Vianna UNIG
  • Nicolas Kevin Rodrigues Rosendo UNIG
  • Fernanda Cardoso Corrêa Póvoa UNIG
  • Wanderson Alves Ribeiro UNIG
  • Enimar de Paula UNIG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v4i01.28199

Palavras-chave:

Enfermagem. Pós-parto. Puerpério. Cuidados de enfermagem. Saúde materna.

Resumo

A gravidez e o puerpério são períodos marcados por importantes mudanças físicas, emocionais e sociais, demandando assistência qualificada e humanizada. Nesse contexto, o enfermeiro desempenha papel fundamental no acompanhamento da mulher, desde o pré-natal até o pós-parto, promovendo cuidados voltados à prevenção de agravos e à promoção da saúde materna. O presente estudo teve como objetivo analisar a atuação do enfermeiro nos cuidados pós-parto, com enfoque na avaliação clínica da puérpera e nas abordagens preventivas de complicações maternas. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de natureza descritiva e  de abordagem qualitativa, realizada por meio de buscas nas bases SciELO, LILACS, BDENF e Google Acadêmico. Foram utilizados descritores relacionados à enfermagem, puerpério, cuidados de enfermagem e pós-parto. Após a  aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 12 artigos publicados entre 2020 e 2025 para compor a amostra final. A análise dos estudos permitiu a identificação de quatro categorias temáticas: avaliação clínica e vigilância de sinais de risco; prevenção de hemorragias e infecções puerperais; atuação do enfermeiro na saúde mental da puérpera; e acolhimento e educação em saúde como práticas de cuidado. Os resultados evidenciaram que a assistência de enfermagem contribui para a identificação precoce de agravos, redução de complicações maternas, fortalecimento do autocuidado e promoção de uma assistência humanizada. Conclui-se que a atuação do enfermeiro no pós-parto constitui elemento essencial para a segurança materna, destacando-se a necessidade de educação permanente, fortalecimento dos protocolos assistenciais e qualificação contínua dos profissionais para o aprimoramento da assistência prestada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Fernandes de Souza Gusmão, UNIG

Acadêmica do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Juliana Lima de Sá Vianna, UNIG

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Nicolas Kevin Rodrigues Rosendo, UNIG

Acadêmico do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG).

Fernanda Cardoso Corrêa Póvoa, UNIG

Enfermeira. Mestre em Educação em Saúde pela Universidade Federal Fluminense; Docente na Graduação em Enfermagem da Universidade Iguaçu (UNIG). 

Wanderson Alves Ribeiro, UNIG

Enfermeiro. Mestre, Doutor com pós-doutorado pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da UFF; Docente nos Cursos de Graduação em Enfermagem, Lato Sensu em Enfermagem em CTI e Emergência. Enfermagem em Neonatologia e Pediatria. Enfermagem em Obstetrícia; Fisioterapia em CTI com ênfase em Neonatologia, Pediatria e Adulto. Stricto Sensu: Mestrado Acadêmico em Vigilância em Saúde. 

Enimar de Paula, UNIG

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Obstétrica – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Mestre em Saúde Materno-Infantil – Faculdade de Medicina – UFF. 

Downloads

Publicado

2026-07-16

Como Citar

Gusmão, A. C. F. de S., Vianna, J. L. de S., Rosendo, N. K. R., Póvoa, F. C. C., Ribeiro, W. A., & Paula, E. de. (2026). ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NOS CUIDADOS PÓS-PARTO: AVALIAÇÃO E ABORDAGEM PREVENTIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 4(01), 1–17. https://doi.org/10.51891/rease.v4i01.28199