EDUCAÇÃO & TDIC´S DEMOCRATIZAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA

Autores

  • Aline Canuto de Abreu Santana Must University
  • Elisângela Alves Pinto Must University
  • Maria Lucia Bezerra Meireles Must University
  • Mariele de Oliveira Must University
  • Renata Ferreira Munhoz Universidade de Coimbra
  • Rosane Saraiva Guerra Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2748

Palavras-chave:

Educação. TDIC´s. Inclusão. Democratização. Cidadania.

Resumo

Em um mundo pós covid, entramos em uma nova era da educação e não há espaço para retrocessos. Nesse sentido, é inegável a necessidade de ressignificação dos profissionais e ajustes à realidade digital, na qual o poder de uma boa formação proporciona novos papeis no constructo docente e na postura discente. Mais do que nunca, torna-se imprescindível uma capacitação significativa, contextualizada com os interesses de uma geração imersa no mundo digital. Não obstante, é vital que haja um exercício docente mediador, que proporcione a democratização, a inclusão e o exercício pleno da cidadania. Nesse sentido, o presente trabalho aborda temáticas concernentes com tais questões para a prática didática digital plena, sem perder de vista o desenvolvimento de capacitações cognitivas, intra e interpessoais exigidas do profissional do presente século, bem como o imprescindível papel dos governantes, no sentido de proporcionar uma reestruturação educacional a fim de transformarmos as múltiplas realidades existentes nas instituições de ensino e na sociedade, em geral. Para a elaboração deste Artigo, foi feita uma pesquisa bibliográfica qualitativa, com ênfase na observação e estudo documental, objetivando analisar o cenário educacional previsto em nosso horizonte, após um período calamitoso instaurado mundialmente. Ao mesmo tempo, também procuramos promover um necessário cruzamento dos levantamentos das pesquisas bibliográficas apontadas nas Referências Autorais.

Biografia do Autor

Aline Canuto de Abreu Santana, Must University

Docente na Área de Línguas Estrangeiras e Língua Portuguesa e suas Literaturas. Licenciatura Plena em Letras (Português / Inglês / Espanhol).Formações: Google for Education. Pós graduações Lato Sensu: Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Brasileira. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University / Florida – USA. E-mail: alineabreusantana@yahoo.com.br.

Elisângela Alves Pinto, Must University

 Docente na área de Língua Portuguesa e Diretora Geral. Licenciatura Plena em Letras (Português / Inglês) . Formações: Coaching Multidimensional de Habilidades Psicológicas, Psicopatologia e Psicoterapia Cognitiva Comportamental. Pós graduações Lato Sensu: Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica,  Aprendizagem Ativa e Tecnologias Educacionais, NeuroEducação e Docência do Ensino Superior. Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University / Florida – USA. E-mail: elisagouveia@hotmail.com .

Maria Lucia Bezerra Meireles, Must University

 Assistente Social. Assistente técnica de projetos habitacionais. Docente na área de Educação a distância - Tutora EAD e Presencial do Curso de Serviço Social. Bacharelada em Serviço Social. Pós graduações Lato Sensu : Gestão de Políticas Públicas e Saúde da família,  Gestão e Metodologias da Educação a distância, Gestão de políticas públicas em Gênero e Raça-UFMS; Mestranda em Tecnologias Emergentes Em Educação-Must University/Flórida-USA. E-mail: socialmalub@gmail.com.

Mariele de Oliveira, Must University

 Docente na Educação Infantil. Licenciatura em Pedagogia . Graduanda em Artes Visuais. Pós graduação Lato Sensu: Ensino Lúdico. Pós Graduanda Lato Sensu: Atendimento Educacional Especializado Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University / Florida – USA. E-mail: maryelle.oliveira@hotmail.com.

Renata Ferreira Munhoz, Universidade de Coimbra

Docente na Área de Língua Portuguesa . Licenciatura Plena em Letras (Português / Alemão / Inglês). Pós graduação Lato Sensu: Ensino de Português Língua Não Materna  - Universidade de Coimbra. Pós graduações Strictu Sensu : Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Língua Portuguesa – USP. E-mail: renatafmunhoz@gmail.com.

Rosane Saraiva Guerra, Must University

Docente na área de Geografia. Licenciatura Plena em Geografia. Pós graduação Lato Sensu: Metodologia Inovadoras Aplicadas à Educação: Ensino de Ciências Humanas . Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação - Must University / Florida – USA. E-mail: rosaneguerra01@gmail.com

 

Downloads

Publicado

2021-11-03

Como Citar

Santana, A. C. de A. ., Pinto, E. A. ., Meireles, M. L. B. ., Oliveira, M. de ., Munhoz, R. F. ., & Guerra, R. S. . (2021). EDUCAÇÃO & TDIC´S DEMOCRATIZAÇÃO, INCLUSÃO DIGITAL E O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2084–2106. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2748