PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E TENDÊNCIA TEMPORAL DA DOENÇA DE CHAGAS AGUDA NO ESTADO DO TOCANTINS, BRASIL, 2008–2024

Autores

  • Augusto Siriano Universidade de Gurupi
  • Keren Okochi Universidade Federal de Curitiba
  • Karen Lim Renatta Universidade de Gurupi
  • Jean Rafael Universidade Federal do Tocantins
  • Wictor Miquelin Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Regiane Okochi Universidade de Gurupi

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v12i3.24764

Palavras-chave:

Doença de Chagas. Epidemiologia. Vigilância em Saúde.

Resumo

A Doença de Chagas é uma enfermidade infecciosa causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, considerada um importante problema de saúde pública na América Latina e classificada pela Organização Mundial da Saúde como uma doença negligenciada (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2023). Esse artigo buscou discutir e analisar o perfil epidemiológico e a tendência temporal dos casos confirmados de Doença de Chagas Aguda no estado do Tocantins, Brasil, no período de 2008 a 2024. Trata-se de estudo epidemiológico observacional, descritivo e analítico, retrospectivo, com abordagem quantitativa, realizado a partir de dados secundários do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram calculadas taxas de incidência por 100.000 habitantes, taxa de letalidade e análise de tendência temporal. No período analisado, foram registrados 40 casos confirmados, com incidência acumulada estimada de 2,5 casos por 100.000 habitantes. Observou-se maior frequência no sexo feminino (60%), contudo os dois óbitos ocorreram no sexo masculino, resultando em letalidade geral de 5% e letalidade específica masculina de 12,5%. Conclui-se que a Doença de Chagas Aguda permanece como problema de saúde pública no Tocantins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Siriano, Universidade de Gurupi

Acadêmico do curso de Enfermagem, Universidade de Gurupi – TO.

Keren Okochi, Universidade Federal de Curitiba

Médica Psiquiatra, Universidade Federal de Curitiba – PR.

Karen Lim Renatta, Universidade de Gurupi

Médica preceptora do curso de Enfermagem. Universidade de Gurupi – TO. 

Jean Rafael, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Ciências Florestais e Ambientais. Universidade Federal do Tocantins.

Wictor Miquelin, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Especialista em Gestão de Bloco Cirúrgico: Recuperação Anestésica, Central de Material e Esterilização, Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás / Preceptor do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi – TO. 

Regiane Okochi, Universidade de Gurupi

Doutora em Ciências Ambientais / Docente do curso de Enfermagem – Orientadora Universidade Federal do Tocantins / Universidade de Gurupi – TO. 

Downloads

Publicado

2026-03-16

Como Citar

Siriano, A., Okochi, K., Renatta, K. L., Rafael, J., Miquelin, W., & Okochi, R. (2026). PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E TENDÊNCIA TEMPORAL DA DOENÇA DE CHAGAS AGUDA NO ESTADO DO TOCANTINS, BRASIL, 2008–2024. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12(3), 1–8. https://doi.org/10.51891/rease.v12i3.24764